PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE ALMEIDA PENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMONE ALMEIDA PENA
DATA: 27/03/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório Arlindo Pinto-ICB/UFPA
TÍTULO:

“EFEITO DO HÁBITAT SOBRE A VARIABILIDADE INDIVIDUAL NA DIETA DE Hylaeamys megacephalus ( RODENTIA, CRICETIDADE) NA AMAZÔNIA ORIENTAL”.


PALAVRAS-CHAVES:

Hábitos alimentares; Teoria de Nicho; Variabilidade individual.


PÁGINAS: 26
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO:

Os hábitos alimentares e os comportamentos envolvidos na alimentação definem a partilha de recursos entre as espécies e entre os indivíduos de uma população. A teoria de nicho pressupõe que os indivíduos de uma população são equivalentes em termos da utilização de recursos. No entanto, estudos tem demonstrado que indivíduos de uma mesma população podem variar no uso de recurso de acordo com a alteração na disponibilidade de recursos no ambiente. Considerando as implicações da ecologia alimentar das espécies, o objetivo deste trabalho é caracterizar a dieta dos indivíduos da espécie Hylaeamys. megacephalus em uma área de plantio de dendê em região de Floresta Amazônica, verificando o efeito do habitat sobre a variabilidade individual na dieta dos indivíduos de uma mesma população. A coleta dos exemplares utilizados neste estudo foi realizada no município de Mojú, nordeste do estado do Pará, Brasil. A área possui aproximadamente 107.000 hectares 64% são de Floresta Ombrófila de Terra Firme e 36% são de plantio de palmeira de dendê da espécie Elaeis guineenses Jacq. A retirada do trato gastrointestinal dos exemplares foi realizada através da abertura ventral dos animais e por incisão na altura do esôfago e do ânus. Posteriormente retiramos o conteúdo do estômago e do intestino e os colocamos separadamente em uma placa de Petri umedecida com álcool 70% para triagem e análise  dos conteúdos separadamente. Os itens alimentares estomacais e intestinais foram triados e separados em itens vegetais e animais. A dieta será estabelecida identificando-se todos os itens alimentares contidos tanto no estômago quanto no intestino, até o menor nível taxonômico possível. Depois disso, será contado o número de itens consumidos por cada indivíduo, a frequência de ocorrência, a frequência relativa dos itens do total de indivíduos, a frequência de massa através do peso de cada item alimentar e a variação individual da dieta dos indivíduos, analisada através do Índice de Similaridade Proporcional (PSi).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1366892 - ANA CRISTINA MENDES DE OLIVEIRA
Interno - 728.427.926-53 - ANA LUCIA DA COSTA PRUDENTE - MPEG
Interno - 2413512 - MARIA CRISTINA DOS SANTOS COSTA
Externo ao Programa - 2127224 - RAPHAEL LIGEIRO BARROSO SANTOS
Notícia cadastrada em: 23/03/2015 16:26
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2