PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO HENRIQUE SANTOS TRINDADE

DISCENTE: PAULO HENRIQUE SANTOS TRINDADE
DATA: 30/03/2015
LOCAL: auditório Arlindo Pinto-ICB/UFPA

“DISTRIBUIÇÃO POTENCIAL DE
CANÍDEOS NA AMAZÔNIA ORIENTAL: SITUAÇÃO ATUAL E CENÁRIOS
FUTUROS”

Atividades antrópicas; Distribuição de espécies; Modelos de distribuição potencial; Conservação.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

A falta de informações precisas sobre a distribuição de espécies é uma das maiores limitações às medidas de conservação. Tal realidade é comum a diferentes grupos biológicos neotropicais. Em regiões de grande diversidade, estas lacunas possuem ainda maior relevância, refletindo na deficiência de estratégias de conservação da fauna e flora em regiões deste tipo. Além disso, a rápida perda de cobertura vegetal e os diferentes tipos de uso do solo, bem como de outras atividades humanas que afetam profundamente a biodiversidade, tornam a realidade destas regiões ainda mais delicada, ressaltando a importância de medidas de conservação cada vez mais efetivas e urgentes. Alternativamente a esta realidade, estão técnicas que relacionam dados de ocorrência de espécies e variáveis ambientais no intuito de predizer áreas de nicho realizado por estas, gerando assim modelos de distribuição potencial (MDP). Tais métodos possibilitam o preenchimento de lacunas no conhecimento biogeográfico acerca da distribuição de espécies ou comunidades, assim como auxiliam na otimização de medidas conservacionistas. Neste contexto, no presente estudo pretende-se utilizar métodos de MDP para determinar a distribuição potencial, atual e futura, de canídeos amazônicos, avaliando a capacidade preditiva dos modelos gerados. Além disso, busca-se avaliar a influência da perda de cobertura vegetal atual e futura sobre a distribuição potencial destas espécies. Para tais objetivos, utilizar-se-á cindo diferentes funções de MDP, de onde serão gerados modelos de distribuição potencial de previsão conjunta (Ensembles), atuais e futuros. A estes modelos serão sobrepostos modelos que representam a perda de cobertura vegetal, atual e futura, na Amazônia legal, derivados de informações sobre a regionalização socioeconômica da região, limites geopolíticos, informações de aspectos biofísicos e obras de infraestrutura. Estes modelos serão obtidos coma utilização de um simulador de mudanças espaciais. A sobreposição destes modelos se dá no intuito de refinamento dos MDP das espécies de canídeos, possibilitando melhores inferências sobre as áreas de distribuição potencial das mesmas.

Presidente - 1366892 - ANA CRISTINA MENDES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - LEANDRO VALLE FERREIRA
Externo à Instituição - Tereza Cristina Giannini
Notícia cadastrada em: 11/03/2015 17:09