PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: ABEL ANTONIO BUSTAMANTE FERRADA

DISCENTE: ABEL ANTONIO BUSTAMANTE FERRADA
DATA: 12/03/2015
LOCAL: MPEG

ANÁLISE CLADÍSTICA DE HYETUSSINAE (ARANEAE: SALTICIDAE: AMYCOIDA)

Aranhas, Salticidae, Hyetussinae, Thiodininae, Sistemática, Filogenia

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

As aranhas constituem um dos grupos de artrópodes mais diversos do mundo, com mais de 45.000 espécies descritas, distribuídas em 114 famílias. Dentro dos caracteres diagnósticos que diferencia este grupo dos demais artrópodes estão as fiandeiras e o pedipalpo do macho modificado como órgão para transferência de esperma, o qual tem muita importância em estudos sistemáticos.

Dentro das aranhas existe um clado caracterizado pela presencia de uma apófise de posição retrolateral no palpo do macho: O clado RTA, dentro desse clado existe outro grupo monofilético composto por 17 famílias chamado clado Dionycha, caracterizado por ter duas unhas e pelos adesivos nas extremidades dos tarsos.

Dentro do clado Dionycha se encontra a família Salticidae, essa família se caracteriza pelos olhos médios anteriores muito desenvolvidos; entre todas as aranhas, é a família mais diversificada, com mais de 5700 espécies descritas.

Os primeiros agrupamentos dentro de Salticidae foram feitos por Simon no início do século XX e Prószyński na segunda metade do mesmo século. Os agrupamentos feitos por Simon se caracterizaram por não tomar em conta caracteres sexuais de machos e fêmeas, dando-lhes mais énfase às similaridades na forma geral do corpo, isso deu como resultado a divisao de Salticidae em 71 grupos agrupados em três grandes grupos segundo a dentição da retromargem da quelícera: Pluridentati, FIssidentati e Unidentati; enquanto os agrupamentos feitos por Prószyński deram mais ênfase nos caracteres sexuais de machos e fêmeas, principalmente no palpo do macho, isso deu como resultado a divisão de Salticidae em 11 subfamílias.

Maddison & Hedin, no início deste século, com o desenvolvimento de técnicas de sequenciamento do DNA, propuseram novas hipóteses de agrupamento para Salticidae, além da redelimitação de alguns grupos e a descoberta de outros como o clado Amycoida.

Amycoida inclui grande parte dos salticídeos neotropicais, representado atualmente por mais de 60 gêneros. Entretanto, as relações filogenéticas dentro dele ainda permanecem incertas, é possível encontrar linhagens miméticas de formigas como Synemosyninae, Sarindinae e Hyetussinae, mas seus limites, relações filogenéticas internas e relações filogenéticas com os outros gêneros de Amycoida precisam ser esclarecidos.

Neste projeto tomaremos como foco de estudo à subfamília Hyetussinae, composta atualmente por os gêneros Hyetussa Simon, Atomosphyrus Simon, Arachnomura Mello-Leitão e Cyllodania Simon, estudos em preparação que estão sendo feitos por Ruiz & Maddison sugerem ao gênero Bredana Gerstch como outro componente desta subfamília. Embora a sistemática ao nível de espécies esteja clara, os limites entre os gêneros não estão claros, devido a diagnoses pouco adequadas. Com esse panorama esse projeto tem como principal objetivo compreender a evolução dos caracteres e a filogenia de Hyetussinae, mediante uma análise cladística.

Na análise serão usados como grupo externo 8 táxons alocados nas subfamílias Thiodininae, Amycinae, Synemosyninae, Scopocirinae e Sarindinae; como grupo interno serão usados 18 táxons, 14 de Hyetussinae e quatro de outros gêneros incertae sedis (i. e. Agelista Simon, Gypogyna Simon, Titanattus Peckham & Peckham e Micalula Strand). Os caracteres serão tratados como não ordenados e com pesos iguais, enquanto a busca de árvores será uma busca heurística com metodologias tradicionais, se medirá o suporte dos ramos com o suporte de Bremer e a optimização dos caracteres será feita diretamente no cladograma sob as interpretações ACCTRAN e DELTRAN.

O conhecimento gerado pelo projeto permitirá o entendimento das mudanças ocorridas em convergência entre esses grupos em função de seu mimetismo com formigas, e assim será possível delimitar os gêneros que compõem Hyetussinae sob um enfoque cladístico.

Interno - 466.241.980-87 - ALEXANDRE BRAGIO BONALDO - MPEG
Interno - 2034498 - ANDRE LUIZ NETTO FERREIRA
Interno - 1961526 - FERNANDO AUGUSTO BARBOSA SILVA
Presidente - 1877201 - GUSTAVO RODRIGO SANCHES RUIZ