PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA CARDOSO DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA CARDOSO DE LIMA
DATA: 06/03/2015
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO PAULO CAVALCANTE-MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI
TÍTULO:

MORFOLOGIA COMPARADA DAS MANDÍBULAS DA FÊMEA EM VESPAS CAÇADORAS DE ARANHAS, COM ÊNFASE NA TRIBO AGENIELLINI (HYMENOPTERA, POMPILIDAE)


PALAVRAS-CHAVES:

MORFOLOGIA; MANDÍBULAS; FÊMEA; VESPAS; ARANHAS;  ÊNFASE; TRIBO; AGENIELLINI; HYMENOPTERA; POMPILIDAE.


PÁGINAS: 14
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO:

Hymenoptera, uma das grandes ordens de insetos, juntamente com Coleoptera, Lepidoptera e Diptera (Mason & Huber, 1993). É composta por sínfitos, vespas, abelhas e formigas. Apresenta vasta diversidade, tendo mais de 100 mil espécies descritas para o mundo todo. Tais insetos desempenham importantes papéis no funcionamento do meio ambiente, atuando tanto na polinização, feita por abelhas e outros himenópteros; quanto na estrutura e dinâmica de solos, pela presença de formigas (Mason et al, 2006).

As mais de 100 mil espécies de Hymenoptera são preferencialmente classificadas em várias superfamílias, uma vez que algumas das grandes divisões taxonômicas usadas no passado são reconhecidas como grupos artificiais, parafiléticos (Ronquist et al, 1999). Entretanto, alguns desses nomes classificatórios tradicionais ainda são úteis por corresponderem razoavelmente aos modos de vida compartilhados por conjuntos significativos de superfamílias (Fernández, 2002; Fernández, 2006). Os “Symphyta” correspondem às linhagens mais antigas da ordem, e apresentam larvas em geral de vida livre e herbívoras, sendo mais diversificadas e abundantes no Hemisfério Norte (Mason & Huber, 1993). Os “Parasitica” compreendem um grupo numeroso de famílias de hábito parasitoide, com suas larvas alimentando-se externa ou internamente do corpo de outro inseto hospedeiro. A estimativa de espécies de hymenópteros parasitóides é tão grande que só é provavelmente suplantado pelas mais de 40 mil espécies de besouros curculionídeos. E ainda os Aculeata (ao contrário dos dois anteriores, este é um grupo natural, monofilético), representando outro grande e importante grupo o de hymenópteros “portadores de ferrão”, que são por sua vez mais conhecidos do homem comum. Pertencem a este grupo as formigas, abelhas e os variados tipos de vespas solitárias e sociais. Este grupo inclui várias famílias dentro de três superfamílias na região Neotropical: Apoidea, Chrysidoidea e Vespoidea (Sharkey, 2007).

A família Pompilidae é composta por vespas solitárias que apresentam morfologia e comportamento bem característicos. Possuem corpo robusto, patas largas e espinhosas e podem ser facilmente reconhecidas pela presença de uma sutura mesopleural (Figura 1). São de tamanho moderado a largo e sua coloração tende a ser preto-azulada, por vezes com reflexo metálico, existindo também espécies de cores chamativas (Brothers & Finnamore, 1993; Fernández, 2000).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2034498 - ANDRE LUIZ NETTO FERREIRA
Externo à Instituição - FERNANDO DA SILVA CARVALHO FILHO
Externo ao Programa - 1877201 - GUSTAVO RODRIGO SANCHES RUIZ
Presidente - 145.568.472-49 - ORLANDO TOBIAS SILVEIRA - MPEG
Notícia cadastrada em: 03/03/2015 14:44
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2