PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLINE ALVES HOLANDA SALES

DISCENTE: KARLINE ALVES HOLANDA SALES
DATA: 27/02/2015
LOCAL: LM 06

MUDANÇAS NA EXPECTATIVA DE VIDA ALTERAM O COMPORTAMENTO DE OPERÁRIAS DE MELIPONA FASCICULATA SMITH, 1854 (APIDAE, MELIPONINI)?

Mortalidade, Divisão de tarefas, Narcotização, Teste de Kaplan-Meier.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Melipona fasciculata é uma espécie de abelha pertencente ao grupo das abelhas indígenas sem ferrão, ou meliponíneos. Estas abelhas são eusociais, os trabalhos realizados a colônia são divididos entre os indivíduos, há sobreposição de gerações e a divisão dos indivíduos em castas (operárias e rainhas). O tempo de vida destes indivíduos varia de 56 a 80 dias para operarias e quatro a cinco anos para a rainha. Alguns fatores como predação e as condições internas podem afetar a expectativa de vida das operarias. Um outro fator que pode alterar a expectativa de vida das operárias é o envenenamento, que induz estes indivíduos a forragear precocemente. Alguns estudos utilizam o CO2 para inseminação de rainhas, devido suas características anestésicas e sua rápida ação, mas existem evidencias de que este gás é tóxico e causa impacto negativo na longevidade, fisiologia e comportamento dos insetos. Este trabalho tem por objetivo verificar se abelhas operárias da espécie M. fasciculata apresentam variações nos padrões de comportamento e longevidade quando expostas à CO2 e comparadas com indivíduos não expostos, focando principalmente em saber se esta exposição: realmente diminui o tempo de vida do indivíduo; altera a idade em que os indivíduos começam a forragear; e se a divisão de trabalho dentro do ninho será afetada. O estudo será realizado no meliponário externo no Laboratório de Botânica da Embrapa Amazônia Oriental, com a espécie M. fasciculata, que pertence à família Apidae, subfamília Apinae, tribo Meliponini. Serão utilizadas três colônias de M. fasciculata, que ficarão em caixas de observação. De cada colônia serão retirados os discos de cria mais velhos e colocados em placas de petri, em estufa incubadora a 30°C. Os indivíduos que emergirem no período de três dias serão marcadas no tórax com etiqueta de numeração única. O total de indivíduos nascidos por dia, será dividido em dois tratamentos: os que serão expostos ao CO2 e não expostos. No mesmo dia em que emergiram, o grupo que será exposto entrará em contato com dióxido de carbono (CO2) de 99,9% de pureza. A longevidade dos indivíduos será definida pelo dia em que o indivíduo emergiu até o ultimo dia em que fora visualizado no interior do ninho. A análise da longevidade e comportamento dos indivíduos marcados será verificada diariamente e atividades externas também serão registradas para as três colônias. Os dados serão submetidos ao teste de distribuição de sobrevivência de Kaplan-Meier, à análise de distribuição de Weibull e Test T de Student.

Externo ao Programa - 2127690 - DANIEL DE PAIVA SILVA
Presidente - 1645126 - FELIPE ANDRES LEON CONTRERA
Interno - 2153130 - MARIA APARECIDA LOPES
Externo à Instituição - Tereza Cristina Giannini