PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: ITALO RAFAEL GOMES AGUIAR

DISCENTE: ITALO RAFAEL GOMES AGUIAR
DATA: 25/02/2015
LOCAL: MPEG

REVISÃO SISTEMÁTICA DE Zimmerius gracilipes (AVES: TYRANNIDAE)

Amazônia; morfologia; bioacústica; Zimmerius acer; Zimmerius chicomendesi.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

A região neotropical apresenta uma das mais diversas biotas, grande parte pertencente ao bioma amazônico. As aves são o segundo grupo de vertebrados mais diverso dessa região. Apesar dessa alta diversidade, ela ainda está sendo subestimada pela taxonomia vigente. A utilização de dados moleculares adicionados à análise vocal, está desvendando as relações filogenéticas das aves. Nesse contexto, a família Tyrannidae apresenta taxonomia mal resolvida, abrangendo muitas espécies politípicas que necessitam de estudos para que se compreenda a relação de parentesco e grau de independência evolutiva entre seus táxons. O gênero Zimmerius, seguindo o padrão geral da família Tyrannidae, reúne espécies com plumagens bem semelhantes entre si. A primeira filogenia do gênero elevou a nível de espécie Zimmerius acer, anteriormente classificado como subespécie de Zimmerius gracilipes. Isso levou a alguns problemas taxonômicos e dificuldades na delimitação das áreas de distribuição de Z. gracilipes e Z. acer. Além disso, uma nova espécie foi descrita, Z. chicomendesi, morfologicamente similar à Z. villarejoi e ainda não incluída em nenhuma análise filogenética do gênero. Assim, o presente estudo tem por objetivo geral esclarecer os limites interespecíficos entre diferentes populações de Zimmerius acer e Zimmerius gracilipes, além de elucidar a posição filogenética de Z. chicomendesi no gênero Zimmerius. Para tanto, os objetivos específicos são: (1) Verificar a presença de táxons válidos dentro de Z. acer e Z. gracilipes utilizando caracteres moleculares, vocais e morfológicos; (2) Propor diagnoses vocais e morfológicas para o complexo Z. gracilipes/acer; (3) testar a proximidade filogenética entre Z. chicomendesi e Z. villarejoi prevista pela taxonomia vigente. Serão analisados 66 espécimes taxidermizados das espécies alvo, mensurando caracteres de variação contínua e 122 vocalizações que serão analisadas através de sonogramas e oscilogramas gerados nos programas Raven Pro 1.3 e SoundForge 7.0, respectivamente. Tanto para análise morfológica quanto para a vocal, o Teste T de Student será utilizado para cada caráter, a fim de detectar dimorfismo sexual, e a análise de função discriminante (AFD) será realizada com o objetivo de testar a diferença entre os grupos revelados pela análise filogenética. As análises estatísticas serão realizadas no programa STATISTICA 8.0. Para a análise molecular serão utilizadas 35 amostras de tecido muscular, utilizando sequências de DNA dos genes mitocondriais Citocromo b (Citb), Citocromo c oxidase I (COI), NADH dehidrogenase 2 (ND2) e do gene nuclear fibrinogênio intron 5 (BF5). As filogenias serão estimadas com base nos critérios de Máxima Parcimônia (MP), Máxima Verossimilhança (MV) e Inferência Bayesiana (IB), a partir dos programas: PAUP 4.0d* e MrBayes 3.1.2. O programa JModelTest 0.1.1 será utilizado para determinar qual modelo melhor se adequa a evolução dos genes sequenciados. A diversidade haplotípica e nucleotídica será calculada usando o programa DnaSP 5.10. Para testar a heterogeneidade entre os haplótipos será realizada a Análise de Variância Molecular (AMOVA) através do programa ARLEQUIN. A significância do índice de diferenciação “Fst” será testada por meio de 1000 permutações utilizando-se teste não-paramétrico. A taxa de mutação do gene mitocondrial Citb de 2,1% de substituições nucleotídicas por milhão de anos será utilizada para estimar o tempo de diversificação das linhagens.

Externo à Instituição - ALEXANDER CHARLES LEES
Presidente - 326025 - HORACIO SCHNEIDER
Interno - 089.052.902-72 - JOSÉ DE SOUSA E SILVA JUNIOR - MPEG
Interno - 362.929.317-49 - TERESA CRISTINA SAUER DE AVILA PIRES - MPEG