PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: VALERIA DE ALBUQUERQUE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALERIA DE ALBUQUERQUE OLIVEIRA
DATA: 27/02/2015
LOCAL: LM07 - UFPA/ICB

ECOLOGIA DO BAGRE Ageneiosus ucayalensis CASTELNAU, 1855 (SILURIFORMES: AUCHENIPTERIDAE) EM UMA RIA FLUVIAL DA AMAZÔNIA ORIENTAL

Reprodução; Alimentação; Bagre; Amazônia.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

OLIVEIRA VA. (2015). Ecologia do bagre Ageneiosus ucayalensis Castelnau, 1855 (Siluriformes: Auchenipteridae) em uma ria fluvial da Amazônia Oriental. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Pará e Museu Paraense Emílio Goeldi.
Esta tese apresenta informações sobre a ecologia de A. ucayalensis, avaliando a influência da variação pluviométrica, sexual e interindividual na biologia reprodutiva e trófica da espécie, além da contribuição para o conhecimento anatômico e histológico do sistema reprodutor dos machos. Foram realizadas pescas experimentais mensais para a coleta dos espécimes, os quais tiveram seus aspectos ecológicos e morfológicos estudados conforme as análises de rotina para esses parâmetros. A variação pluviométrica influenciou a reprodução dessa espécie, que apresentou desova total e se reproduziu no período com maior intensidade de chuvas. A espécie apresentou hábito onívoro com forte tendência a carnivoria/piscivoria e a sua ecologia trófica não foi influenciada pela variação pluviométrica ou pelo sexo, sofrendo influência apenas da especialização individual. A morfologia dos testículos de A. ucayalensis diferiu da registrada para outras espécies de Auchenipteridae e foi evidenciada a inseminação, que pode corresponder a uma associação gamética interna para garantir que os espermatozoides consigam fertilizar os oócitos quando liberados no meio aquático. Desta forma, o presente trabalho fornece importantes informações sobre a autoecologia e a morfologia do sistema reprodutor dos machos dessa espécie, que por ser predominantemente piscívoro desenvolve um importante papel na cadeia alimentar.

Presidente - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Externo ao Programa - 1181595 - MARIA AUXILIADORA PANTOJA FERREIRA
Externo à Instituição - Miguel Petrere Júnior
Externo à Instituição - NELSON FERREIRA FONTOURA