PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ CLAUDO DE SOUSA MONTEIRO

DISCENTE: JOSÉ CLAUDO DE SOUSA MONTEIRO
DATA: 30/04/2021
LOCAL: Apresentação Online - "Google Meet"

Padrões de comportamento e atividade da espécie ameaçada de morcego, Furipterushorrens (Mammalia: Chiroptera, Furipteridae), na Amazônia Oriental.

Morcegos; Furipterus horrens; Ameaçado; Comportamento; Amazônia Oriental.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

A Ordem Chiroptera é representada pelos morcegos e são a segunda maior ordem dentre os mamíferos com mais de 1300 espécies registradas distribuídas em 20 famílias, baseada na morfologia, DNA e história evolutiva, o que corresponde por cerca de 25% da diversidade global dos mamíferos. A fauna de morcegos no Brasil abriga 15% da riqueza de espécies do planeta, ocorrendo em nove famílias com mais de 180 espécies em 68 gêneros. Entretanto, sete dessas espécies de morcegos constam no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção do ICMBio de 2018, dentre as quais, o Furipterus horrens. O F. horrens é um morcego pequeno de aparência delicada pesando em média 3 gramas, vive principalmente em ambientes de florestas úmidas, são observados em pedrais e ocos de árvore, porém possui uma associação estrita com ambientes cársticos por usar cavernas como principal abrigo. Isto deve conferir uma ameaça para estes animais devido a crescente destruição das cavernas na Amazônia pela mineração ou por inundações de hidrelétricas. Outras ameaças a conservação das populações do F. horrens são o desmatamento, as atividades agropecuárias e o crescimento das cidades. Projeta-se um declínio populacional do F. horrens no Brasil de pelo menos em 30% nos próximos 10 anos. Somado a isso, vale ressaltar que, embora a espécie F. horrens tenha registros significativos na região neotropical, são raros os dados bioecológicos (uso do habitat, dispersão e conectividade) além da falta de dados populacionais em geral, em razão da baixa frequência da espécie na maior parte dos inventários. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo contribuir com as informações sobre a ecologia comportamental da espécie Furipterus horrens em ambiente fragmentado no sudeste do Pará, Amazônia Oriental. A previsão é de que as amostras do estudo sejam obtidas ao longo de 32 dias de campo e 848 horas de observação direta do agrupamento, considerando as estações de alto e baixo índice pluviométrico (maio e junho, agosto e outubro de 2021) e as fases lunares. Para tanto, as metodologias que serão utilizadas incluem: contagem de indivíduos no agrupamento por observação direta, monitoramento comportamental diurno e noturno por filmagens em vídeo, monitoramento da atividade predatória noturna, análise de fezes e outros vestígios e, por fim, registros bioacústicos. Com isso, espera-se que o conhecimento gerado pelo presente estudo poderá contribuir com a redução das lacunas sobre a ocorrência da espécie na Amazônia e com os dados de avaliação sobre o status de vulnerabilidade do F. horrens na medida em que são fornecidas implicações importantes tanto para a elaboração de técnicas visando o bem-estar sob os cuidados humanos como para os planos de manejo e conservação no ambiente nativo.

Presidente - 1366892 - ANA CRISTINA MENDES DE OLIVEIRA
Interno - 2269267 - THIAGO BERNARDI VIEIRA
Externo à Instituição - VALÉRIA DA CUNHA TAVARES
Notícia cadastrada em: 28/04/2021 11:23