PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: MONICA CORREA DE SOUSA

DISCENTE: MONICA CORREA DE SOUSA
DATA: 30/04/2021
LOCAL: Apresentação Online - "Google Meet"

Sistemática e taxonomia do complexo Grallaria varia (Boddaert, 1783) (AVES: Grallariidae)

Filogenia, Grallaridae, aves, Amazônia, Mata Atlântica

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
SUBÁREA: Taxonomia dos Grupos Recentes

A família Grallariidae composta de espécies insetívoras e sedentárias que apresentam tamanhos variáveis ocorrem em diferentes habitats na região Neotropical, pertencem a subordem Tyranni (Passeriformes) e as espécies desse grupo são conhecidas popularmente em português como Torom, Tovaca ou Tavacuçu. Estão distribuídas em cinco gêneros no qual o gênero Grallaria é pertencente. Este abriga 32 espécies reconhecidas dentre elas Grallaria varia, distribuída por grande parte das terras baixas da Amazônia e no sul da Mata Atlântica. G. varia é uma espécie politípica que apresenta um padrão morfológico críptico que dificulta a diagnose das unidades evolutivas dentro do grupo. Desta forma, o objetivo do trabalho é realizar uma revisão taxonômica do gênero Grallaria, com base em dados morfológicos, vocais e moleculares, e propor hipóteses sobre a história evolutiva e biogeográfica desse grupo nos dois biomas de ocorrência (Amazônia e Mata Atlântica). Serão obtidas amostras moleculares disponíveis no GenBank e outras sequências inéditas incluindo todas as subespécies do Complexo. As sequências serão editadas e alinhadas a fim de gerar uma filogenia, utilizando indivíduos das subespécies de Grallaria guatimalensis, grupo irmão de G. varia, como outgroup. Será utilizado o melhor modelo de evolução molecular e posteriormente será gerada uma árvore com a estimativa de tempo de divergência e uma análise de diversificação dentro do clado em estudo. A filogenia molecular definirá os grupos, utilizando os limites dos clados correspondentes às espécies monofiléticas dentro de cada gênero e essa informação será utilizada para confrontar os dados morfométricos e vocais do gênero. Os dados morfométricos serão oriundos da coleção MPEG- Museu Paraense Emílio Goeldi e os dados vocais MLS= Biblioteca Macaulay Library of Natural Sounds, Cornell Laboratory of Ornithology e XC= Xeno- canto, além de dados coletados em campo. Os resultados do presente estudo contribuirão para acrescentar informações sobre a história evolutiva e biogeográfica nos biomas de ocorrência e no estudo da taxonomia do gênero estudado.

Presidente - 2412415 - LINCOLN SILVA CARNEIRO
Interno - 3072186 - PEDRO LUIZ VIEIRA DEL PELOSO
Externo ao Programa - 2646631 - PERICLES SENA DO REGO
Notícia cadastrada em: 28/04/2021 11:20