PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS EDUARDO DE SOUSA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIS EDUARDO DE SOUSA RIBEIRO
DATA: 05/04/2021
LOCAL: Apresentação Online - "Google Meet"

CONSERVAÇÃO DE TARTARUGAS MARINHAS NA COSTA MARANHENSE, BRASIL

tartarugas marinhas, captura incidental, monitoramento, encalhe, impactos antrópicos

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Tartarugas marinhas tem longo histórico de exploração humana em todo o mundo, o que tem contribuído para o declínio populacional das espécies, juntamente com outras ameaças, com destaque para a captura acidental por diversos tipos de pesca, destruição dos hábitats e a poluição. Atualmente, a interação com a pesca é a maior causa de mortandade entre as tartarugas marinhas, seguido por ingestão de material inorgânico (lixo). O acúmulo desses resíduos no mar, principalmente resíduos plásticos, tem atraído uma considerável atenção nas últimas décadas visto que a poluição é uma grande ameaça para a vida marinha.  Neste trabalho foi realizado o mapeamento das áreas de ocorrência e as áreas de nidificação de cada espécie de tartarugas marinhas na zona costeira do Estado do Maranhão, a análise da frequência de encalhes ao longo dos anos e a avaliação dos impactos sobre as populações de tartarugas marinhas no Parque Nacional (Parna) dos Lençóis Maranhenses, assim como a composição da dieta e ingestão de resíduos sólidos. Essa pesquisa inclui registros de encalhes de animais vivos ou mortos durante os anos de 2005 e 2020 oriundos do banco de dados do Projeto Queamar - Quelônios aquáticos do Maranhão – UFMA – Universidade Federal do Maranhão, e de campanhas bimensais ao Parna dos Lençóis Maranhenses. As cinco espécies de tartarugas marinhas foram observadas ao longo de todo o litoral maranhense e duas espécies tiveram registros reprodutivos. Dos impactos observados a intereação antrópica foi o fator mais observado, sendo o afogamento e a amputação as principais consequências do emalhamento, a obstrução intestinal causada pela ingestão de material inorgânico também foi bastante observado.  Durante o período da pesquisa foi realizado um Pesquisa Sísmica Marinha 3D para prospecção de petróleo e gás, e que coincidiu com um aumento significativo na frequência de encalhes no Parna dos Lençóis Maranhenses, possivelmente devido à poluição sonora causada pelos ruídos dos canhões de ar. Ainda que o litoral maranhense seja coberto por áreas legalmente instituídas para conservação, como o PARNA Lençóis maranhenses e a RESEX de Cururupu, estudos a longo prazo sobre espécies de ciclo migratório internacional, como as tartarugas marinhas, que ocupam posição importante no cenário de conservação possibilitam  detectar tendências temporais e mudanças, assim como avaliar os impactos das zonas de atividades antropogênicas costeira.

Interno - 1808827 - GLEOMAR FABIANO MASCHIO
Presidente - 1287131 - JUAREZ CARLOS BRITO PEZZUTI
Externo à Instituição - LARISSA NASCIMENTO BARRETO
Notícia cadastrada em: 04/04/2021 21:29