PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS MARQUES BITENCOURT SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS MARQUES BITENCOURT SANTOS
DATA: 23/03/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Apresentação Online - "Google Meet"
TÍTULO:

DEFININDO PADRÕES DE PELOS-GUARDA COMO FERRAMENTA PARA IDENTIFICAÇÃO MORFOLÓGICA DE MARSUPIAIS AMAZÔNICOS NO BRASIL (DIDELPHIDAE: DIDELPHIMORPHIA) 


PALAVRAS-CHAVES:

mamíferos, pelos, glândulas mamárias.


PÁGINAS: 16
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO:

Os pelos, juntamente com as glândulas mamárias, são características exclusivas do grupo dos mamíferos (Nason, 1948). Os pelos são anexos epidérmicos queratinizados que cobrem praticamente todo o corpo da maioria das espécies desse grupo, apresentando funções de termorregulação, dissimulação no ambiente e defesa mecânica (Pough et al., 1999). Segundo Teerink (1991), os pelos podem ser divididos em duas grandes categorias: os pelos-guarda (‘overhairs’) e os subpelos (‘underhairs’), sendo que cada uma dessas categorias pode ser subdividida, dependendo da espécie, da idade do indivíduo e da época da muda da pelagem.

Os subpelos são mais numerosos, ondulados, curtos, apresentam constrições (Mathiak, 1938; Day, 1966; Teerink, 1991) e são os mais abundantes em mamíferos pequenos, como os morcegos (Meurer & Pereira, 2020), e em indivíduos juvenis (Ingberman & Monteiro-Filho, 2006). Suas escamas possuem o bordo distal saliente e solto, permitindo que um subpelo se enganche a outro, formando um emaranhado que retém espaços de ar, gerando um isolamento térmico e da umidade do ambiente, contribuindo para a termorregulação do corpo e proteção contra a penetração de água (Andrew, 1959). De forma geral, essa categoria de pelos não é usada para identificação de espécies, pois, são semelhantes entre espécies diferentes (Teerink, 1991).

Os pelos-guarda são mais longos, grossos, apresentam função mecanorreceptora, juntamente com os pelos que se sobressaem na pelagem, e de dissimulação no ambiente, produzindo o padrão geral de coloração da pelagem (Teerink, 1991; Quadros, 2002). São divididos em duas porções: a haste, localizada mais próxima do bulbo, mais estreita e reta ou ondulada; e o escudo, localizado entre a haste e região distal do pelo, mais alargado (Day, 1966; Teerink, 1991). Por apresentar padrões morfológicos distinguíveis entre as espécies, esses pelos são os mais usados como parâmetros de identificação (Teerink, 1991; Chernova, 2001).

Segundo Teerink (1991), os pelos possuem três camadas concêntricas de células queratinizadas (Figura 1), sendo: uma camada mais externa, a cutícula, formada por escamas cuticulares resultantes do processo de produção e deposição de alfa-queratina dura nas células; uma intermediária, o córtex, formada pela deposição de alfa-queratina dura e suas células podem apresentar grânulos de melanina; e uma mais interna, formada pela deposição de alfa-queratina mole nas células, podendo conter pigmentos e bolhas de ar. Devido às pontes de hidrogênio entre os grupos amino e carboxila dos aminoácidos, as cadeias polipeptídicas da alfa-queratina assumem a estrutura secundária em alfa-hélice, se unindo, três a três, através de pontes dissulfeto entre os resíduos de cistina, formando as protofibrilas, essas por sua vez, constituem uma microfibrila, que está presente em grande número no interior uma célula totalmente queratinizada, e é o conjunto dessas células que forma o pelo (Fraser & Macrae, 1980; Zubay, 1993).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1366892 - ANA CRISTINA MENDES DE OLIVEIRA
Interno - 3072186 - PEDRO LUIZ VIEIRA DEL PELOSO
Notícia cadastrada em: 22/03/2021 15:08
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2