PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO FRANCISCO OLIVEIRA NASCIMENTO

DISCENTE: RAIMUNDO FRANCISCO OLIVEIRA NASCIMENTO
DATA: 09/03/2021
LOCAL: Apresentação Online - "Google Meet"

Morfologia Comparada das larvas e pupas das espécies Neotropicais de Sepsidae (Diptera: Sciomyzoidea)

Insecta, Acalyptratae, moscas coprófagas, imaturos

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Informações sobre a morfologia dos estágios larvais podem ser bastante úteis na delimitação de espécies crípticas e na proposição de sistemas de classificação supragenéricos na ordem Diptera. Os imaturos também são uma importante fonte adicional de caracteres para estudos filogenéticos. Sepsidae está entre as famílias de Diptera cujos imaturos têm sido utilizados como fonte de caracteres para estudos filogenéticos. Essa família é relativamente pequena, com aproximadamente 385 espécies descritas em 38 gêneros, e está distribuída em todos os continentes, exceto na Antártica. A região Neotropical possui 45 espécies descritas em 10 gêneros e para o Brasil são conhecidas 21 espécies distribuídas em 10 gêneros. O amplo conhecimento taxonômico e a facilidade de obtenção e manutenção de espécies de Sepsídeos em laboratório tem possibilitado o desenvolvimento de estudos em várias áreas do conhecimento, tais como: evolução de características sexuais secundárias, ecologia comportamental, ontogenia e filogenia. A literatura sobre os imaturos de Sepsidae é relativamente pequena e antiga, porém rica em detalhes. No entanto, os imaturos das espécies neotropicais são pouco conhecidos e as larvas de apenas quatro espécies neotropicais de um único gênero já foram descritas e ilustradas. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é realizar um estudo sobre a morfologia comparada das larvas e pupas das espécies de Sepsidae da região Neotropical, apontando as características que possibilitariam a identificação dos gêneros e espécies.

Interno - 1358221 - JOSE ANTONIO MARIN FERNANDES
Presidente - 2153179 - MARIA CRISTINA ESPOSITO
Interno - 145.568.472-49 - ORLANDO TOBIAS SILVEIRA - MPEG
Notícia cadastrada em: 04/03/2021 14:02