PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO RAMYLLYS OLIVEIRA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO RAMYLLYS OLIVEIRA COSTA
DATA: 26/02/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Apresentação Online - "Google Meet"
TÍTULO:

Efeito do esforço de forrageio sobre a longevidade de operárias de Melipona flavolineata Friese, 1900 (Apidae: Meliponini)


PALAVRAS-CHAVES:

Idade de início de forrageio, Mortalidade, Carga extra, Abelhas sem ferrão.


PÁGINAS: 22
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO:

A busca de recursos realizada pelas abelhas operárias em prol da colônia é designada como atividade de forrageio, de tal maneira possui gastos de tempo e energia para procurar, coletar e carregar cada um dos diferentes tipos de recursos (pólen, néctar, resina, barro). O tempo gasto nesta atividade pode ser observado como uma variável equivalente do esforço de forrageio e está diretamente relacionado com a longevidade das abelhas operárias forrageadoras. O objetivo do presente estudo é analisar a relação entre a longevidade e o esforço de forrageio das abelhas operárias da espécie Melipona flavolineata, assim como experimentar a capacidade de carga no forrageio e sua influência na longevidade. Dessa forma, cinco colônias de M. flavolineata, terão o disco de cria mais velho retirado, para capturar as abelhas operárias recém emergidas, para pesagem, colagem de etiqueta e marcação com tinta, que ambos terão a função de identificação, após procedimentos serão devolvidas ao ninho. Quando começarem a exercer as atividades de forrageio as abelhas marcadas serão recapturas, com uso de sugador, para que seja adicionado pesos de carga extra, pequenos pedaços de chumbo de variados pesos (05 a 60 mg), que serão colados permanentemente no tórax. As abelhas marcadas recapturadas serão separadas em grupos, um controle sem adição peso extra (C) e três com adição peso extra (grupo P1 com pesos na faixa = 5 a 15 mg; P2 = 16 a 30 mg; P3 = 31 a 50 mg). As observações vão ocorrer todos os dias até que não haja registro de abelhas marcadas vivas. Será observado duas atividades exercidas pelos grupos experimentais (tempo gasto no forrageio e tipo de recurso coletado), no horário das 07:00 as 12:00, em faixas de tempo alternadas de 1 hora para cada colônia observada. Para análise de dados, se utilizará o programa estatístico R, para usar o método de Kaplan-Meier para verificar as diferenças das curvas de sobrevivência entre as colônias de M. flavolineata, e posteriormente comparar pelo teste de log-rank. Também será realizado analises de correlação de Spearman, para testar a relação entre a longevidade e o esforço de forrageio, assim como comprovar a correlação da significância da função do peso extra transportado pelas abelhas. Será utilizado o teste de Mann-Whitney para comparar o tempo de coleta dos itens. Para observar a significância dos grupos experimentais, será calculada a duração média das viagens e o número total de viagens observadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ASTRID DE MATOS PEIXOTO KLEINERT
Presidente - 1645126 - FELIPE ANDRES LEON CONTRERA
Interno - 055.240.458-65 - TEREZA CRISTINA GIANNINI - ITV
Notícia cadastrada em: 25/02/2021 16:17
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2