PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: OTAVIO GUILHERME MORAIS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OTAVIO GUILHERME MORAIS DA SILVA
DATA: 28/10/2020
LOCAL: Apresentação Online

REVISÃO TAXONÔMICA DO GÊNERO Rogeria EMERY, 1894 (HYMENOPTERA: FORMICIDAE)

Taxonomia, formigas, morfologia, gênero novo.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

As formigas do gênero Rogeria são caracterizadas pelas antenas de 12 segmentos com uma clava distinta de 3 segmentos; escrobos ou fossas antenais ausentes; mesossoma geralmente compacto; espinhos propodeais curtos e lobos propodeais sem projeções. A distribuição de Rogeria é disjunta, com cerca de 37 espécies na região Neotropical e três na região da Australásia. A revisão global de Kugler (1994) oferece critérios morfológicos para delimitação de espécies e grupos de espécies, chaves de identificação e notas taxonômicas para 39 espécies. Após este trabalho, um único estudo taxonômico sobre o gênero foi desenvolvido e restrito às espécies da Guiana, onde onze espécies foram registradas, incluindo uma nova, R. tsumani Lapolla e Sosa-Calvo, 2006. Um grande volume de espécimes de Rogeria se acumulou em coleções mirmecológicas nos últimos 20 anos, devido, principalmente, ao uso de técnicas de coleta mais eficientes e massivas para a fauna de formigas de solo. Diante disso, um estudo taxonômico de Rogeria está sendo realizado a fim de compreender sua delimitação, distribuição e história natural. Até o momento, estamos propondo um novo gênero baseado no estudo morfológico dos exemplares das espécies de Rogeria depositadas nas principais coleções mirmecológicas do Brasil e de exemplares fotografados e disponíveis na plataforma online AntWeb.org. Com essa proposta, Rogeria passa a ter 34 espécies formalmente descritas e as espécies pertencentes ao agrupamento stigmatica são designadas para o novo gênero. Como resultados parciais são apresentadas (i) as diagnoses para o gênero Rogeria e para 22 das 34 espécies conhecidas, além da descrição de três novas espécies; (ii) a diagnose do novo gênero, diagnoses de seis espécies transferidas de Rogeria para este gênero e uma espécie nova registrada unicamente na Mata Atlântica. A proposta do novo gênero mantém a distribuição disjunta de Rogeria, onde tanto o gênero novo como Rogeria stricto sensu possuem espécies que ocorrem no Novo e no Velho Mundo.

Externo à Instituição - DIEGO AGUILAR FACHIN
Externo à Instituição - Helena Carolina Onody
Interno - 145.568.472-49 - ORLANDO TOBIAS SILVEIRA - MPEG
Presidente - 561.189.459-34 - ROGÈRIO ROSA DA SILVA - MPEG