PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de DEFESA: TIBERIO CESAR TORTOLA BURLAMAQUI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIBERIO CESAR TORTOLA BURLAMAQUI
DATA: 02/12/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Auditorio Paulo Candido Cavalcante - MPEG
TÍTULO:

“SISTEMÁTICA E FILOGEOGRAFIA DO GÊNERO THAMNOMANES (AVES: THAMNOPHILIDAE)”.


PALAVRAS-CHAVES:

Sistemática filogenética, filogeografia, Thamnomanes caesius, Thamnomanes ardesiacus, Thmanomanes saturninus, Thmanomanes schistogynus.


PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO:

A Amazônia apresenta cerca de 1.300 espécies, parte desta diversidade encontra-se restrita a determinadas regiões, denominadas áreas de endemismo. Muitas hipóteses foram formuladas, tendo como base essas regiões, para tentar explicar a grande diversidade da avifauna amazônica. No entanto, estudos recentes vêm demonstrando que o principal processo por trás da atual diversidade foi o desenvolvimento da bacia do Rio Amazonas, ao provocar alterações no ambiente físico Amazônico. Com o intuito de tentar identificar padrões filogenéticos comuns, foi utilizado o gênero Thamnomanes (Aves: Thamnophilidae) como grupo de estudo, pois o mesmo é composto por quatro espécies, distribuídas em dois grupos que se sobrepõem espacialmente e possuem características ecológicas semelhantes. Para reconstruir as relações filogeográficas do grupo foram utilizados 80 espécimes das quatro espécies do complexo, correspondendo a todos as subespécies reconhecidas, das quais foram sequenciados seis marcadores moleculares (CB, ND, G3PDH, MYO, TGFB2 e TPM1). Observamos a presença de 12 linhagens evolutivamente independentes organizadas em cinco clados, quatro desses clados correspondem às espécies já reconhecidas T. ardesiacus, T. saturninus e T. schistogynus; os outros dois são resultantes da separação de T. caesius ao norte (T. glaucus) e ao sul (T. caesius) do Rio Amazonas. Ao observar os padrões de dispersão e diferenciação dos dois grupos (T. ardesiacus / saturninus e T. caesius / schistogynus), percebemos que ambos se originaram, provavelmente, no oeste Amazônico, sofreram eventos cladogenéticos aproximadamente no mesmo período, que pode estar relacionado o fim do Lago Pebas e início da formação do Rio Amazonas. Posteriormente, ambos complexos de espécie se dispersaram em direção a leste (duas espécies ao norte e duas ao sul do mesmo rio). No entanto, a posterior história evolutiva entre os grupos diverge: enquanto T. caesius / schistogynus parece respeitar, em grande parte, as datações obtidas para a formação dos grandes rios Amazônicos, T. ardesiacus / saturninus parece ter mantido altas taxas de fluxo gênico ao longo de sua história, apresentando divergência recente entre suas linhagens.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 256.175.988-13 - ALEXANDRE LUIS PADOVAN ALEIXO - MPEG
Externo à Instituição - GUSTAVO ADOLFO BRAVO MORA
Externo à Instituição - MARCOS MALDONADO COELHO
Interno - 1350194 - MARCOS PERSIO DANTAS SANTOS
Externo ao Programa - 326353 - MARIA IRACILDA DA CUNHA SAMPAIO
Notícia cadastrada em: 01/12/2014 16:08
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2