PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIO ROBERTO DE ALBUQUERQUE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIO ROBERTO DE ALBUQUERQUE ALMEIDA
DATA: 25/06/2020
LOCAL: Videoconferência - Google Meets

Revisão taxonômica e análise filogenética do subgênero Schizoptera (Zygophleps) McAtee & Malloch, 1925 (Heteroptera: Dipsocoromorpha: Schizopteridae)

DNA, filogenômica, Região Neotropical, Schizopterinae, taxonomia.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

A família Schizopteridae é o táxon mais estudado e diverso dentre os Dipsocoromorpha (Hemiptera: Heteroptera), compreendendo cerca de 360 espécies em, aproximadamente, 60 gêneros. Estes insetos medem cerca de 0.8 a 2 mm e são caracterizados pela cabeça sub-triangular em vista frontal, primeiro e segundo segmentos antenais curtos e subiguais e terceiro e quarto segmentos antenais alongados e subiguais, pleura protorácica bem desenvolvida e pernas posteriores modificadas para o salto. Outra característica notória é o acentuado dimorfismo sexual, onde, comumente, as fêmeas são ‘coleopteróides’, apresentando asas anteriores semelhantes a élitros e machos com asas anteriores membranosas ou pergaminosas. A genitália masculina assimétrica, incomum dentre Heteroptera, é outro caráter de grande importância taxonômica para o grupo. Schizoptera Fieber é o gênero mais diverso dentre os schizopterídeos, com cerca de 80 espécies conhecidas e duas espécies fósseis. Atualmente, Schizoptera é formado por quatro subgêneros: S. (Cantharocoris), S. (Odontorhagus), S. (Schizoptera) e S. (Zygophleps). O subgênero é formado pelas espécies S. (Zygophlepsunica McAtee & Malloch, 1925, S. (Zygophlepssimla Emsley, 1969, S. (Zygophlepscorallia Emsley, 1969 e S. (Zygophlepsultima Emsley, 1969. O grupo é caracterizado pelo formato triangular da célula posterior das asas anteriores, enquanto os demais subgêneros apresentam esta célula com formato retangular. A partir da análise de material proveniente de diversas coleções foi observada a presença de cerca de 40 espécies novas para o grupo. O DNA de alguns exemplares do grupo foi extraído e sequenciado através da plataforma Illumina. Os dados moleculares provenientes deste sequenciamento serão utilizados na elaboração de uma hipótese filogenética para o subgênero. O subgênero é um dos poucos de Schizoptera que não foi revisado e carece de uma hipótese filogenética robusta para entender a relação entre as espécies. Desta forma, o objetivo desta tese é revisar o subgênero S. (Zygophleps) e propor hipótese(s) de filogenia para as espécies a partir de dados moleculares.

Interno - 839.559.172-15 - FERNANDO DA SILVA CARVALHO FILHO - MPEG
Presidente - 1358221 - JOSE ANTONIO MARIN FERNANDES
Interno - 2153179 - MARIA CRISTINA ESPOSITO
Externo ao Programa - 2178377 - ROBERTA DE MELO VALENTE