PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA NEVES BIANCALANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA NEVES BIANCALANA
DATA: 02/04/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Videoconferência - Auditório Paulo Cavalcante MPEG
TÍTULO:

SISTEMÁTICA MOLECULAR E EVOLUÇÃO DE APODIDAE (AVES) A PARTIR DE SEQUENCIAMENTO DE NOVA GERAÇÃO E ELEMENTOS ULTRACONSERVADOS (UCEs)


PALAVRAS-CHAVES:

Apodidae, elementos ultraconservados, Novo Mundo, sequenciamento de nova geração


PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO:

A aves da família Apodidae, popularmente conhecidas como andorinhões, são distribuídas globalmente e divididas em duas subfamílias, cujas relações filogenéticas, história evolutiva e taxonomia são pouco esclarecidas. A maioria das espécies é pouco amostrada, principalmente pela dificuldade de identificação em campo e de coleta, uma vez que passam a maior parte da vida em vôo. Com o avanço de técnicas moleculares, como o sequenciamento de nova geração (NGS), é possível isolar e prospectar um grande número de marcadores moleculares para espécies não-modelo, que por sua vez, permitem inferências mais acuradas de hipóteses filogenéticas. Uma técnica recente que permite a obtenção de um grande número de marcadores é a captura de sequências de interesse combinada com NGS, como os elementos ultraconservados (UCEs). Nesse contexto, visto a falta de informações a respeito da história evolutiva dos Apodidae do Novo Mundo, este trabalho tem como objetivo principal propor uma hipótese filogenética para o grupo, através do uso de dados moleculares obtidos através de sequenciamento de nova geração de elementos ultraconservados (UCEs). Espera-se que os resultados obtidos possam ser utilizados para incrementar o conhecimento taxonômico e evolutivo desse grupo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 256.175.988-13 - ALEXANDRE LUIS PADOVAN ALEIXO - MPEG
Interno - 2412415 - LINCOLN SILVA CARNEIRO
Interno - 3072186 - PEDRO LUIZ VIEIRA DEL PELOSO
Externo à Instituição - SILVIA ELIZA DŽOLIVEIRA PAVAN
Notícia cadastrada em: 02/04/2020 00:12
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2