PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUAN PINTO RABELO

DISCENTE: LUAN PINTO RABELO
DATA: 30/04/2019
LOCAL: Auditório Paulo Mendes - ICB/UFPA

Desenvolvimento de uma ferramenta para análise de dados de transcriptomas e o uso em análise de espécies do gênero Macrobrachium Bate, 1868.

NGS, transcriptoma, software livre, Machrobrchium

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

A caracterização de transcriptomas e a completa anotação de seus genes permite a inferência de funções conhecidas com base em genes homólogos depositados em bancos de dados públicos. Esta metodologia consiste no sequenciamento de regiões codificantes de um dado organismo, órgão ou tecido e tem como principal objetivo o estudo da expressão gênica em larga escala, utilizando sequenciamento de nova geração, além de ser uma alternativa sustentável ao sequenciamento do genoma. Esta metodologia permite determinar em que momento do desenvolvimento de um organismo, um determinado gene é ativado ou inibido, ou seja, respondendo a estímulos do meio externo, interno ou temporal. O Sequenciamento de Nova Geração gera uma enorme quantidade de dados, onde a sua interpretação se torna inviável sem procedimentos automáticos de mineração em bioinformática. Os dados obtidos através do transcriptoma permitem a comparação em larga escala de sequências genômicas expressas, entre diferentes organismos ou táxons relacionados, permitindo assim a investigação de funcionalidades comuns entre eles, assim como obter um conhecimento mais profundo de como genes ou grupos de genes estão envolvidos em determinadas funções ou características. Trabalhos envolvendo transcriptomas de camarões do gênero Macrobrachium demonstram diferentes expressões de genes em diferentes condições ambientais. Para isto, o principal objeto de estudo e análise de transcriptoma é o hepatopâncreas destes organismos, o principal órgão imunológico, desempenhando um papel importante na saúde, crescimento e sobrevivência. Ou seja, este tem sido utilizado como um órgão bioindicador para a avaliação geral da saúde destes organismos, assim como uma indicação de qualidade do meio. O software pago BLAST2GO se destaca por ser uma ferramenta adequada para pesquisas com genômica funcional em espécies realizando a mineração de dados. No entanto, o seu elevado preço faz com que esta ferramenta seja usada apenas por grupos que possuam licenças. Desta forma, o principal objetivo deste trabalho é fornecer um software livre de análise de transcriptoma, e através deste, comparar os transcriptomas de duas espécies de Macrobrachium.

Presidente - 2378657 - MARCELO NAZARENO VALLINOTO DE SOUZA
Externo ao Programa - 326353 - MARIA IRACILDA DA CUNHA SAMPAIO
Interno - 107.210.097-51 - PEDRO LUIZ VIEIRA DEL PELOSO - MPEG
Notícia cadastrada em: 24/04/2019 17:46