PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISIA CLARA MENEZES ARAUJO

DISCENTE: ELISIA CLARA MENEZES ARAUJO
DATA: 29/03/2019
LOCAL: Sala PAT - 05 / Anexo ao ICB - UFPA

Estrutura populacional e história natural de Potamotyphlus Kaupii (Gymnophiona: Typhlonectidae) em uma área antropizada na Amazônia oriental

Cecílias aquáticas, ecologia, cobra-cega.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Os estudos sobre a estrutura populacional e a história natural são fundamentais para o entendimento da ecologia das espécies, e envolvem múltiplos fatores, principalmente aqueles relacionados à sobrevivência das espécies. Para embasar este tipo de estudo, é necessário avaliar a biologia reprodutiva, atividade, recrutamento, entre outros fatores. A pesquisa da história natural e ecologia de anfíbios têm aumentado nos últimos anos, em especial na região Neotropical. No entanto, de modo geral, estudos sobre a ecologia em populações de espécies de Gymnophiona são escassos em toda a distribuição do grupo. O táxon Gymnophiona inclui as cecílias ou cobras-cegas, que são anfíbios caracterizados principalmente pela ausência de membros locomotores, anéis dérmicos, corpo alongado e serpentiforme, olhos com função reduzida à percepção de luz, entre outras características. O grupo é um dos menos estudados do mundo. A família Typhlonectidae, possui 14 espécies agrupadas em cinco gêneros, com distribuição limitada à América do Sul. As espécies são vivíparas e habitam ambientes semiaquáticos ou inteiramente aquáticos. Além de informações pontuais, a maior parte desses estudos é limitada a observações ocasionais ou a utilização de uma pequena amostragem. Potamotyphlus kaupii é uma espécie de hábitos estritamente aquáticos, ocorrendo em toda a bacia do rio Amazonas e do rio Orinoco, e as informações ecológicas são praticamente inexistentes para esta espécie. Desse modo, este projeto pretende avaliar como está estruturada a população de Potamotyphlus kaupii, que habita a Baía do Guajará, na região metropolitana de Belém, Pará. Analisaremos o tamanho corporal médio e razão sexual da população, o período de recrutamento, se há dimorfismo sexual e a relação entre o tamanho das fêmeas e a quantidade de ovócitos. Por fim, descreveremos o comportamento durante e depois do parto de uma fêmea de P. kaupii, descrevendo o tamanho, massa corporal, características e comportamento de indivíduos neonatos.

Presidente - 2413512 - MARIA CRISTINA DOS SANTOS COSTA
Interno - 1808827 - GLEOMAR FABIANO MASCHIO
Externo à Instituição - FABRICIO SIMOES CORREA
Notícia cadastrada em: 27/03/2019 15:29