PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: MILEUDIANE OLIVEIRA PINHEIRO

DISCENTE: MILEUDIANE OLIVEIRA PINHEIRO
DATA: 29/03/2019
LOCAL: Sala 07 do Auditório Paulo Cavalcante - Campus de Pesquisa do MPEG

"Revisão taxonômica do grupo de espécies de Mischocyttarus heliconius Richards, 1941 (Hymenoptera: Vespidae, Polistinae)"

Taxonomia; Vespa social; Diversidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

A família Vespidae de Hymenoptera é composta por sete subfamílias, das quais Polistinae é uma das mais diversificadas com 25 gêneros descritos. Mischocyttarus é essencialmente Neotropical, com algumas espécies alcançando o Sudoeste do Canadá, e é reconhecido, principalmente, por possuir terceiro e quarto segmentos dos tarsos medianos e posteriores assimétricos, sendo o lobo interno mais comprido que o externo. Diversos trabalhos foram realizados com intuito de resolver os problemas taxonômicos existentes dentro deste gênero e atualmente ele é composto por onze subgêneros monofiléticos, de acordo com a filogenia de Silveira (2008). O grupo de espécies de Mischocyttarus heliconius é constituído por: M. heliconius Richards, 1941, M. heliconius forma iperuae Richards, 1945, M. chanchamayeonsis Richards, 1978, M. sericeus Richards, 1978, M. piger Richards, 1945. Na ocasião de sua descrição M. heliconius foi alocado no subgênero Kappa. Porém, em 1945, Richards erigiu Clypeopolybia para abrigar M. flavicans e o grupo de espécies de M. heliconius, mas trabalhos posteriores demonstraram que este último não é relacionado a nenhuma espécie do referido subgênero. Atualmente o grupo de espécies de M. heliconius reúne espécimes com ausência de sulco na base do fêmur anterior, margem da coxa anterior elevada e refletida, presença de fóvea, carena pronotal contínua e elevada no centro, ápice do clípeo arredondado e margem hipostomal com lamela elevada (Silveira, 2008). Espécimes coletados recentemente e identificados como M. heliconius forma iperuae apresentam variação em alguns caracteres morfológicos e podem se tratar de espécies não descritas. Devido a recorrente dificuldade de reconhecimento de espécies relacionadas à M. heliconius, da presença de variação em caracteres morfológicos e da possibilidade da existência de espécies novas, será realizada uma revisão taxonômica com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a diversidade taxonômica do referido grupo de espécies.

Interno - 839.559.172-15 - FERNANDO DA SILVA CARVALHO FILHO - MPEG
Interno - 1358221 - JOSE ANTONIO MARIN FERNANDES
Presidente - 145.568.472-49 - ORLANDO TOBIAS SILVEIRA - MPEG
Interno - 561.189.459-34 - ROGÈRIO ROSA DA SILVA - MPEG