PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIVAL GONÇALVES PRATA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIVAL GONÇALVES PRATA
DATA: 21/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório Paulo Mendes - ICB/UFPA
TÍTULO:

ECOLOGIA TRÓFICA DE Hyphessobrycon heterorhabdus (CHARACIFORMES: CHARACIDAE) FRENTE AS ÁREAS DE PASTAGENS DA AMAZÔNIA.


PALAVRAS-CHAVES:

ecologia trófica, pastagem, Hyphessobrycon heterorhabdus, teias tróficas.


PÁGINAS: 22
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO:

A bacia Amazônica possui aproximadamente 80% de seu sistema de drenagem constituído por riachos, com a retirada da floresta para introdução da pastagem esses riachos perdem a cobertura da floresta ripária e sua heterogeneidade, afetando diretamente a estrutura das redes tróficas de peixes que habitam esses riachos. A entrada de recursos de origem alóctones compõe a maioria dos itens alimentares de peixes de riachos, dessa forma, com a chegada da pastagem poucas espécies poderão se adaptar a quantidade limitada de itens alimentares disponíveis em riachos impactados pela pastagem. Dentro desse contexto, esse trabalho tem como objetivo avaliar o efeito das áreas de pastagem na ecologia trófica de H. heterorhabdus em riachos da Amazônia oriental, testando a influência das variáveis ambientais na composição da dieta, intensidade alimentar, amplitude do nicho trófico e mudanças na densidade e conectância da estrutura das teias tróficas predador-presa em riachos que drenam áreas de florestas e pastagem. Tendo como hipóteses: (I) Riachos de floresta terá maior entrada de itens alóctones e produção diversificada de itens autóctones, o que resultará em maior intensidade alimentar e menor amplitude do nicho trófico. Em riachos de pastagem entrada de itens alimentares será menor devido a simplificação do hábitat decorrente da perda da vegetação ripária e consequente diminuição da intensidade alimentar e aumento da amplitude do nicho trófico; (II) A estruturação das redes tróficas será mais densa e conectada em riachos de florestas do que em riachos de pastagem, isso porque em riachos de floresta haverá aumento na entrada de itens alimentares de origem alóctones devido a heterogeneidade do ambiente e presença da floresta ripária. Por outro lado, em riachos de pastagem ocorrerá a perda na densidade e conectância das redes tróficas, devido a homogeneização do ambiente pela retirada da floresta ripária. O estudo está sendo realizado em riachos da bacia do Rio Capim, Sudeste do Estado do Pará. A composição da dieta de H. heterorhabdus está sendo descrita pelo Índice de Importância Alimentar (IAi%); para testar a relação entre as variáveis ambientais e a composição da dieta de H.
heterorhabdus em riachos de florestas, foi feita uma Análise de Redundância RDA; para verificar a intensidade alimentar os espécimes de H. heterorhabdu estão sendo analisados quanto ao índice de repleção estomacal (IR%), para a amplitude do nicho trófico ou especialização da dieta estamos utilizando o índice de Levin. Como resultados preliminares temos: Nos 12 riachos de floresta foram analisados o conteúdo estomacal de 219 indivíduos de H. heterorhabdus. Em riachos de florestas a dieta foi composta por 34 itens, onde os dois itens apresentaram os maiores IAi%, Formicidae IAi = 44.302%, e restos de invertebrados alóctones IAi = 49.952%. Somando IAi% = 94.254%, os outros 5.746% estão distribuídos entre os outros 32 itens que compõem a dieta de H. heterorhabdus. Houve relação entre as variáveis ambientais e os itens da dieta de H. heterorhabdus em riachos de floresta.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3061350 - HELDER MATEUS VIANA ESPIRITO SANTO
Externo ao Programa - 027.779.761-63 - LEANDRO SCHLEMMER BRASIL - UFPA
Presidente - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Notícia cadastrada em: 21/02/2019 13:46
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1