PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE MATHEUS DOS REIS CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE MATHEUS DOS REIS CASTRO
DATA: 22/02/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Sala LM 06 - ICB/UFPA
TÍTULO:

PADRÕES DE ATIVIDADE E USO DO HABITAT EM AVES TERRESTRES DE IMPORTÂNCIA CINEGÉTICA NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA TERRA DO MEIO, PARÁ, BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Aves terrestres de importância cinegética, padrão de atividade, coexistência, Estação Ecológica Terra do Meio.


PÁGINAS: 23
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO:

A competição entre espécies ecologicamente similares tem um papel fundamental na formação de nichos ecológicos ao limitar o número de espécies que podem existir em uma dada assembleia em virtude de suas similaridades ecológicas. A limitação no número de espécies que ocupam nichos ecologicamente similares pode ser explicada pelo princípio da exclusão competitiva, em que a coexistência de espécies que ocupam nichos similares pode ser possível se houver uma diferenciação em uma das dimensões no nicho ecológico destas espécies. Atualmente, sabe-se que algumas espécies de aves taxonomicamente próximas podem coexistir em um mesmo habitat. Entretanto, ao voltar as atenções para aspectos da ecologia destas espécies, se torna possível desvendar diferenças ecológicas que possibilitam a coexistência. Em virtude da importância de se compreender aspectos ecológicos que permitem a coexistência de espécies de aves de importância cinegética terrestres na Amazônia Brasileira, este estudo tem como objetivo analisar a variação espaço-temporal na composição de aves terrestres de importância cinegética na Estação Ecológica da Terra do Meio (PA). A base de dados a ser analisada nesta pesquisa foi produzida com a implementação de uma grade de distribuição de 60 armadilhas fotográficas que obedece ao protocolo TEAM. As armadilhas fotográficas apresentam, em cada registro fotográfico, a informação do dia e do horário de registro que serão utilizados para avaliar os padrões de atividades das espécies de aves terrestres cinegéticas e para verificar se existe sobreposição entre os padrões de atividade temporal entre as aves terrestres de importância cinegética e entre estas e os seus potenciais predadores. Para compreender o uso do habitat das espécies de aves terrestres serão utilizados seus registros independentes como variável resposta, e os dados ambientais juntamente com os registros dos potenciais predadores como variáveis explicativas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRE LUIS RAVETTA
Interno - 089.052.902-72 - JOSÉ DE SOUSA E SILVA JUNIOR - MPEG
Presidente - 1287131 - JUAREZ CARLOS BRITO PEZZUTI
Notícia cadastrada em: 20/02/2019 15:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1