PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: BENEDITO MENDES NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BENEDITO MENDES NUNES
DATA: 21/01/2019
LOCAL: Auditório Paulo Mendes - ICB/UFPA

Análise cladística de Edessinae com ênfase em Paraedessa, Pygoda, Anisoedessa e Edessa (Hypoxys) (Hemiptera, Pentatomidae, Edessinae)

Sistemática, região neotropical, taxonomia, Edessa, Hypoxys.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Edessinae é uma subfamília monofilética, com distribuição neotropical, composta atualmente por onze gêneros. Sendo Edessa o gênero que apresenta os maiores problemas taxonômicos e nomenclaturais. O táxon vem passando por revisões recentes em grupos de espécies; já foram removidos gêneros e várias outras espécies deste táxon. Dentre seus subgêneros Hypoxys foi descrito com base em características pouco informativas e compartilhadas por outras espécies de Edessa. Estudos preliminares estimam cerca de 50 espécies novas para este subgênero, número ainda maior do que os autores consideraram. Estudos anteriores mostram semelhanças morfológicas entre os gêneros Pygoda, Paraedessa, Plagaedessa e um novo gênero (Anisoedessa) com o subgênero Hypoxys. Estes táxons possuem análises cladísticas preliminares que mostraram seu monofiletísmo, mas não o relacionamento, pois não existe uma uniformidade nas análises apresentadas. Uma análise recente da subfamília Edessinae com proposição de um novo gênero, mostrou que esses táxons estão relacionados, porém com baixo suporte. Em vista disso este estudo se propõe testar uma hipótese de relacionamento filogenético entre os táxons mencionados e suas espécies. Foram examinados aproximadamente 700 exemplares de instituições nacionais e estrangeiras. As análises foram rodas no software TNT e as topografias das árvores visualizadas no Winclada. Os resultados preliminares apoiam o monofiletismo dos gêneros Paraedessa, Plagaedessa, Pygoda e Anisoedessa com altos suportes e várias sinapomorfias. Hypoxys apresentou como monofilético, porém seu suporte ainda é baixo, refletindo uma necessidade de levantamento de novos caracteres. Uma hipótese de relacionamento entre os táxons e suas espécies foi apresentado.

Interno - 839.559.172-15 - FERNANDO DA SILVA CARVALHO FILHO - MPEG
Interno - 1877201 - GUSTAVO RODRIGO SANCHES RUIZ
Presidente - 1358221 - JOSE ANTONIO MARIN FERNANDES
Externo ao Programa - 2178377 - ROBERTA DE MELO VALENTE