PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LUIZA ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA LUIZA ANDRADE
DATA: 07/12/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala SAT- 02 - PRÉDIO ANEXO ICB
TÍTULO:

Padrões de distribuição de insetos aquáticos.


PALAVRAS-CHAVES:

Perda florestal; integridade do habitat; fatores abióticos; espécies raras; ecologia trófica; macroinvertebrados bentônicos.


PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO:

Um dos grandes desafios da ecologia é entender como as comunidades biológicas se estruturam no tempo e no espaço. Alterações ambientais tanto em nível local como regional representam ameaças a funcionalidade do ecossistema e a estrutura da comunidade biológica. Quando considerado o grande número de preditores ambientais, que podem influenciar na estrutura de insetos aquáticos em resposta a diferentes usos da terra, pouco se sabe como prever ou prevenir as mudanças na comunidade. Avaliar a perda de espécies numa comunidade tem sido constante em estudos ecológicos, porém são escassos aqueles que buscam identificar a importância funcional que a espécie perdida representa para a comunidade. Apesar da importância de EPT para o ecossistemalótico, não existe um consenso sobre quais são os parâmetros ambientais importantes para as ordens. Diante disso, a tese tem o objetivo de contribuir ao conhecimento sobre padrões de distribuição de espécimes imaturas de insetos das ordens Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera em riachos amazônicos, e buscará compilar informações dos preditores ambientais mais importantes para a comunidade. Para isso a tese será dividida em três capítulos cujos objetivos são: (1) investigar como os gradientes de cobertura florestal e de integridade do habitat influenciam na distribuição trófica de insetos aquáticos em riachos de cabeceira drenados por mineração de ferro na Amazônia Oriental; (2) definir o conjunto de variáveis ambientais responsável pela estruturação da comunidade; e (3) identificar a existência de um padrão na perda de espécies de EPT ao longo de um gradiente de perda vegetal, assumindo que as espécies raras apresentariam maior originalidade funcional.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2417407 - BARBARA DUNCK OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2336513 - KARINA DIAS DA SILVA
Interno - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Presidente - 561.189.459-34 - ROGÈRIO ROSA DA SILVA - MPEG
Notícia cadastrada em: 03/12/2018 17:31
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2