PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELY CARDOSO VALOIS DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELY CARDOSO VALOIS DE LIMA
DATA: 11/12/2018
LOCAL: Sala SAT-08 - PRÉDIO ANEXO ICB

Análise Filogenética da tribo Dichotomiini (Coleoptera: Scarabaeidae: Scarabaeinae) e revisão taxonômica dos grupos de espécies Dichotomius (Luederwaldtinia) batesi (Harold, 1869) e Dichotomius (L.) inachus (Erichson, 1847).

Rola bosta do Novo Mundo, Sistemática, Taxonomia, Espécie Nova.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Dichotomiini é um das tribos Neotropicais mais diversas da subfamília Scarabaeinae (Coleoptera: Scarabaeidae). Estudos filogenéticos recentes recuperaram a tribo como monofilética compostas pelos gêneros Dichotomius Hope, Chalcocopris Burmeister, Isocopris Pereira & Martínez e Holocephalus Hope. Dichotomius é o gênero mais diverso reunindo aproximadamente 95% da espécies válidas da tribo. Essas espécies tem sido classificadas em quatro subgêneros Dichotomius Hope, 1838; Selenocopris Burmeister, 1846; Homocanthonides Luederwaldt, 1929; e Luederwaldtinia Martínez, 1951. Grupos de espécies tem sido tradicionalmente propostos para agrupar espécies relacionadas dentro de cada subgênero. Desde de sua descrição original os grupos de espécies de D. (Luederwaldtinia) tem acumulado muitos problemas taxonômicos devido à diagnoses desatualizadas e ineficientes, que são em grande parte baseadas em caracteres tradicionalmente usados da morfologia externa determinados principalmente por praticidade. Atualmente, nenhuma hipótese filogenética foi proposta para tribo Dichotomiini ou para o gênero Dichotomius. As relações entre suas espécies foram baseadas apenas em afinidades morfológicas e não necessariamente refletem as relações filogenéticas entre esses táxons. Sendo assim, apesar de ampliarem o conhecimento sobre o gênero e suas espécies, as organizações internas propostas para Dichotomiini tem um caráter essencialmente operacional e prático. As hipóteses filogenéticas disponíveis para Scarabaeinae possuem um espectro muito amplo, e incluíram apenas uma pequena amostra da diversidade de espécies dos gêneros Neotropicais mais diversos, como Dichotomius. Nesse sentido, essa tese tem como objetivo geral realizar um estudo filogenético da tribo Dichotomiini, bem como fornecer revisões taxonômicas para grupos monofiléticos no qual façam parte as espécies D. batesi (Harold, 1868) e D. inachus (Erichson, 1847). A tese está organizada em três capítulos. O capítulo 1 traz o artigo com a análise filogenética da tribo Dichotomiini. Os capítulos 2 e 3 dizem respeito às revisões taxonômicas dos grupos de espécies D. batesi e D. inachus, respectivamente.

Presidente - 1961526 - FERNANDO AUGUSTO BARBOSA SILVA
Interno - 839.559.172-15 - FERNANDO DA SILVA CARVALHO FILHO - MPEG
Interno - 1877201 - GUSTAVO RODRIGO SANCHES RUIZ
Externo ao Programa - 2178377 - ROBERTA DE MELO VALENTE