PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ABEL ANTONIO BUSTAMANTE FERRADA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ABEL ANTONIO BUSTAMANTE FERRADA
DATA: 13/12/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala SAT-01 - PRÉDIO ANEXO ICB
TÍTULO:

Análise filogenética de Sarindini (Araneae: Salticidae: Salticinae)


PALAVRAS-CHAVES:

Sistemática, aranhas papa-moscas, Amycoida


PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO:

Entre as aranhas, a família Salticidae é a mais diversa, com mais de 6000 espécies descritas no mundo. Na subfamília Salticinae, um grupo importante é o grande clado Amycoida, composto por 64 gêneros agrupados em nove tribos. Amycoida apresenta uma grande variedade morfológica, com algumas linhagens miméticas de formigas, como Simonellini, Thiodinini e Sarindini. Em Amycoida, Sarindini mostra-se aparentemente relacionada às tribos Scopocirini e Thiodinini, pelo fato das três tribos terem as espermatecas globulares alocadas anteriormente na placa epiginal, além de formarem um grupo monofilético em análises feitas com base exclusivamente em dados moleculares.
Sarindini atualmente é um grupo composto por 36 espécies, distribuídas em sete gêneros. Uma característica morfológica comum é a presença de palpos inflados também nas fêmeas, com pelos escamosos assimétricos e espiralados que “aumentam” o diâmetro dos artículos distais em ambos os sexos, numa possível tentativa de mimetizar uma cabeça de formiga quando são mantidos esticados à frente do cefalotórax da aranha. Não havendo o grupo recebido atenção filogenética até o momento, a condição sinapomórfica dessa característica para a tribo ainda é incerta. Além disso, o grupo vem sendo pouco amostrado em análises moleculares e a maioria dos gêneros que o compõem tem diagnoses difusas, tornando difícil a identificação das linhagens dentro da tribo.
O presente projeto tem como objetivo realizar uma análise filogenética de Sarindini, baseada em caracteres morfológicos, para assim testar a monofilia da tribo e dos gêneros, o que permitirá diagnosticá-los e entender as transformações ocorridas no grupo em função do mimetismo com formigas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 466.241.980-87 - ALEXANDRE BRAGIO BONALDO - MPEG
Interno - 1961526 - FERNANDO AUGUSTO BARBOSA SILVA
Presidente - 1877201 - GUSTAVO RODRIGO SANCHES RUIZ
Externo ao Programa - 2178377 - ROBERTA DE MELO VALENTE
Notícia cadastrada em: 30/11/2018 15:59
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1