PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAÍRA RODRIGUES CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAÍRA RODRIGUES CARDOSO
DATA: 27/09/2018
LOCAL: Sala SAT 10 Prédio Anexo ao Instituto de Ciências Biológicas

O PAPEL DA MANUTENÇÃO DA VEGETAÇÃO RIPÁRIA E RESERVAS LEGAIS PARA A CONSERVAÇÃO DE AVES EM PLANTIO DE PALMA NA AMAZÔNIA

Centro de Endemismo Belém, dendê, efeito de transbordamento, limiares de extinção.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

O plantio da palmeira de dendê é a atividade agrícola que mais cresce no mundo, e no Brasil a maior parte da produção está concentrada no Centro de Endemismo Belém, a região que apresenta as maiores taxas de desmatamento da Amazônia. Embora os efeitos negativos do plantio de palma sobre a biodiversidade sejam conhecidos, esta atividade vem recebendo incentivos governamentais para a expansão, inclusive com possibilidade de utilização como cultivo de baixo impacto para a recomposição de reservas legais e matas ripárias protegidas pelo Código Florestal Brasileiro. A manutenção de remanescentes florestais próximos a áreas de plantio de palma vem sendo sugerido como método mitigatório dos efeitos negativos deste cultivo sobre a biodiversidade. A presença de habitats pristinos próximos a áreas de cultivo pode gerar um fluxo de espécies em direção à matriz denominado efeito de transbordamento. De maneira contraria quando a matriz agrícola domina grande parte da paisagem, pode levar a limiares de extinção a nível populacional e de comunidades. Para compreender como a configuração da paisagem pode influenciar na dinâmica da comunidade de aves, esta tese será estruturada em três capítulos: no primeiro, avaliaremos os efeitos do plantio de palma sobre a avifauna da Amazônia além de avaliar o papel das variáveis ambientais e de paisagem nesta dinâmica; no segundo capítulo avaliaremos o efeito do transbordamento de espécies num mosaico de plantio de palma, APPS e fragmentos florestais, além de avaliar o papel das métricas de paisagem neste efeito; no terceiro, avaliaremos a existência de limiares de cobertura de habitat para a riqueza de espécies e extinção de espécies de aves ameaçadas.

Presidente - 1350194 - MARCOS PERSIO DANTAS SANTOS
Interno - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Externo ao Programa - 2127224 - RAPHAEL LIGEIRO BARROSO SANTOS
Externo à Instituição - MILTON CEZAR RIBEIRO