PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: LEANDRO SCHLEMMER BRASIL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO SCHLEMMER BRASIL
DATA: 03/08/2018
LOCAL: Auditório Paulo Mendes ICB/UFPA

PADRÕES DE DIVERSIDADE E IMPLICAÇÕES PARA A CONSERVAÇÃO DE ODONATA (INSECTA) EM IGARAPÉS AMAZÔNICOS

Alterações ambientais, diversidade amazônica, ecologia de riachos, 42 meta-comunidade, Modelagem de Nicho Ecológico, Priorização espacial.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Conhecer os padrões de distribuição de espécies ao longo da paisagem e entender os mecanismos que os geram são perguntas extremamente relevantes, para que possamos avançar no conhecimento ecológico das comunidades biológicas. Essas questões supracitadas são essenciais para o gerenciamento e tomada de decisão sobre a conservação da biodiversidade, das condições ambientais e dos recursos ecossistêmicos. Nesta tese, utilizamos as comunidades de Zygoptera (Insecta: Odonata) de igarapés da  Amazônia brasileira para investigarmos seus padrões de diversidade alfa (capítulo 1), diversidade beta (capítulo 2), elementos que estruturavam suas metacomunidades (Capítulos 3) e para uma análise de priorização espacial para conservação da ordem estudada na Amazônia (Capítulo 4). Utilizamos preditoras ambientais, biogeográficas e espaciais para investigar os mecanismos estruturantes para a distribuição das comunidades alvos da tese. Analisando a diversidade alfa (Capítulo 1) as hipóteses de heterogeneidade ambiental (clima) e produtividade primária foram mais importantes para os padrões de riqueza de espécies de Zygoptera. Considerando a diversidade beta (Capítulo 2), o turnover foi o componente mais importante para a mudança na composição de espécies ao longo da paisagem, conjuntamente com a distância espacial entre os sítios e a região biogeográfica (áreas de endemismo) foram as preditoras mais importantes para os padrões de diversidade beta de Zygoptera. Analisando os padrões de metacomunidades (Capítulo 3) verificamos que em comunidades de igarapés ambientalmente preservadas o padrão é Clementsiano, mas em comunidades de igarapés ambientalmente alterados o padrão é alterado para aninhamento de comunidades, onde estes igarapés representariam subconjuntos dos locais mais preservados. No quarto capítulo evidenciamos que a distribuição espacial das unidades de conservação da Amazônia não as torna eficiente para conservar o habitat de grandes porções de diversidade beta de Odonata. Uma vez que as áreas prioritárias estão localizadas principalmente na região sul da Amazônia e a maior parte destas áreas já está desmatada, pois estão inseridas dentro do arco do desmatamento, em seguida, considerando apenas áreas florestadas, as áreas prioritárias deslocam-se para a faixa mais central da Amazônia. Apartir daí sugerimos a criação de novas unidades de conservação ou incentivos para atividades de baixo impacto nas regiões mais centrais, prioritárias e ainda florestadas, bem como, o incentivo para a restauração das áreas prioritárias já desmatadas. Uma possibilidade para isso, seria a implementação de programas que pagam por serviços ecossistêmicos, como créditos de carbono provenientes de reflorestamento, e / ou o desenvolvimento de atividades com menor impacto sobre a biodiversidade, como agrosilvicultura. Utilizando mais de 200 igarapés essa tese traz contribuições robustas para a compreensão dos padrões de diversidade de Zygoptera na Amazônia brasileira. Contribui consideravelmente para diminuir as lacunas wallaceanas e hutchisonianas de Zygoptera na Amazônia brasileira.

Presidente - 1878084 - LEANDRO JUEN
Interno - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Externo à Instituição - MARINA SCHMIDT DALZOCHIO
Externo à Instituição - PAULO DE MARCO JUNIOR