PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: DENISE COSTA REBOUÇAS LAUTON

DISCENTE: DENISE COSTA REBOUÇAS LAUTON
DATA: 20/08/2014
LOCAL: sala LM04 - Instituto de Ciências Biológicas -UFPA
TÍTULO: "ECOLOGIA ALIMENTAR DE Saimiri sciureus macrodon (Elliot, 1907) (PRIMATES:CEBIDAE) EM FLORESTA DE VÁRZEA NA AMAZÔNIA OCIDENTAL"
PALAVRAS-CHAVES: dieta, macaco-de-cheiro, floresta inundável.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: A disponibilidade de frutos nas florestas de várzea é sazonal, devido a dinâmica de suas águas, o que reflete em alterações no consumo e no uso do espaço por muitas espécies. Diante disto, este trabalho pretende entender como a variação sazonal na disponibilidade de recursos na floresta de várzea influência na dieta, no uso do espaço e no padrão de atividades da subespécie Saimiri s. macrodon (Primates: Cebidae). Para tanto, unidades sociais serão acompanhas e observadas pelo método de varredura instantânea (ALTMANN 1974) no espaço de dois minutos. Este trabalho ocorrerá na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM) em dois momentos: fase terrestre do ano de 2014 (entre outubro e dezembro); fase aquática do ano de 2015 (entre maio e julho). Durante as varreduras, as atividades, os itens consumidos (animal ou vegetal), a fitofisionomia ocupada (chavascal, várzea baixa ou várzea alta) e o posicionamento vertical serão registrados para cada indivíduo. Análises do conteúdo gastrointestinal também serão realizadas em amostras depositadas no laboratório do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - IDSM para melhor identificar itens e complementar dados sobre a dieta da subespécie. Espera-se que na fase aquática, com a maior disponibilidade de frutos, os macacos passem mais tempo se alimentando de frutos e menos tempo se deslocando ou forrageando. Já na fase terrestre, com a menor disponibilidade de frutos, espera-se que a dieta dos macacos se diversifique e inclua outros itens alimentares. Nesta fase espera-se também que os indivíduos despendam mais tempo a procurar destes itens, e que por isto, vasculhem melhor seu espaço. Com estas análises, este trabalho pretende ampliar o conhecimento sobre a subespécie S. s. macrodon em floresta de várzea e contribuir para eventuais ações de conservação da mesma. Todos os testes estatísticos serão rodados no software R (R DEVELOPMENT CORE TEAM 2011) com nível de significância de p < 0,05. Apoio: IDSM e CNPQ.
Interno - 1366892 - ANA CRISTINA MENDES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ANITA ROBERTA STONE
Interno - 245.207.131-53 - HELDER LIMA DE QUEIROZ - MAMIRAUÁ
Presidente - 2153130 - MARIA APARECIDA LOPES