PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: TARCISIA GOMES JOAZEIRO

DISCENTE: TARCISIA GOMES JOAZEIRO
DATA: 18/08/2014
LOCAL: SALA LM 04 - ICB-UFPA
TÍTULO: COMPOSIÇÃO DA DIETA E PAPEL DO Alouatta juara (PRIMATES, ATELIDAE) COMO DISPERSOR DE SEMENTES EM FLORESTA DE VÁRZEA NA AMAZÔNIA CENTRAL
PALAVRAS-CHAVES: endozoocoria e exozoocoria, floresta inundadas, primatas
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: A dispersão de sementes é um processo importante para a determinação da composição de espécies e manutenção da diversidade, dinâmica e funcionamento de florestas tropicais. A maioria as plantas tropicais produz frutos adaptados pra serem consumidos e dispersados pelos animais frugívoros via exozoocoria (agarrados ao corpo) e endozoocoria (ingeridas e defecadas intactas pelos animais). Muitos estudos mostraram o papel inequívoco dos primatas como dispersores, sendo importantes para a sobrevivência das sementes até a fase de plântula e influenciar na distribuição espacial das plantas em fases posteriores. As fezes dos primatas bem como a dos outros animais atraem besouros escaravelhos (Scarabaeidae) que ao rolar ou enterrar as fezes dos primatas, aumentam a probabilidade de sobrevivência das sementes de várias espécies vegetais presentes nos excrementos. Primatas do gênero Alouatta são considerados dispersores eficazes de sementes em muitas florestas neotropicais. Alouatta juara é uma espécie que habita a Amazônia brasileira nos estados do Amazonas, Acre, ao sul do Rio Solimões e também na Amazônia peruana, sendo comuns em florestas de várzea. Em florestas de várzea, florestas sazonalmente alagadas, um número considerável de plantas com frutos carnosos é dispersado por animais e da mesma forma que nas florestas de terra firme, os principais dispersores são as aves, os morcegos e os primatas. O que torna relevante o conhecimento a cerca do papel de primatas, como o Alouatta juara como dispersor de sementes nestas florestas que, apresenta uma grande composição florística no qual muitas são recursos chave para muitos animais. Três grupos de Alouatta juara serão seguidos durante setembro de 2014 e fevereiro de 2015 na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Os indivíduos serão observados por três minutos com intervalos de quinze. Serão registrados todos os eventos de alimentação de frutos maduros, incluindo aqueles que ocorrerem fora do período das varreduras. Para as medidas de dispersão serão consideradas apenas as defecações do segundo e terceiro dias de observação. Após as defecações, amostras de fezes serão coletadas no chão ou sobre a vegetação circundante. As sementes que forem encontradas nas fezes serão comparadas com sementes de frutos coletados diretamente das plantas utilizadas como fontes de frutos. Sementes encontradas nas fezes e as retiradas dos frutos serão utilizadas em testes de germinação em um recinto telado e germinadas em bandejas próprias para germinação. Os besouros serão coletados em armadilhas de queda (pitfall), utilizando as fezes dos guaribas como isca. Uma lista de espécies de plantas consumidas e outra das dispersadas será compilada. Dieta: medida de acordo com a frequência dos itens consumidos. A riqueza de espécies com estimador Jackniffe1. O ArcGIS para a medida da distância de dispersão. Teste T para diferenças significativas entre os dois tratamentos das sementes. Uma lista de besouros será compilada.
Presidente - 2153130 - MARIA APARECIDA LOPES
Interno - 245.207.131-53 - HELDER LIMA DE QUEIROZ - MAMIRAUÁ
Externo à Instituição - FLÁVIA RODRIGUES FERNANDES
Externo à Instituição - IMA CELIA GUIMARAES VIEIRA