PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIS DE NAZARE BARROS BARBOSA

DISCENTE: LAIS DE NAZARE BARROS BARBOSA
DATA: 28/03/2018
LOCAL: Sala SAT 01 Prédio Anexo ao Instituto de Ciências Biológicas

Ecologia Trófica e Reprodutiva de Erythrolamprus Taeniogaster (Serpentes: Dipsadidae), da Amazônia Brasileira

Dieta; Reprodução; Microscopia de gônadas; Squamata; Amazônia.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Erythrolamprus taeniogaster é um dipsadídeo neotropical, que ocorre no Peru, sul de Buena Vista na Bolívia, a oeste de Lomalinda na Colômbia. No Brasil distribui-se pelo Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Sul do Ceará e litoral da Bahia. É comumente encontrada na região amazônica, porém as informações disponíveis sobre sua história natural são generalizadas, resumindo-se aquelas relacionadas à utilização de hábitat (habitante de solos úmidos tanto de ambientes preservados quanto antropizados, geralmente próximos a igapós e corpos d’água), reprodução (espécie ovípara) e dieta (piscívora generalista, alimentando-se também de anfíbios anuros). O objetivo principal desse trabalho é apresentar informações mais completas tanto sobre a biologia reprodutiva, na qual focaremos tanto análises macro e microscópicas, quanto trófica, obtendo-se, dessa forma, um conhecimento mais aprofundado sobre a espécie em questão. Dessa forma, pretendemos verificar, a partir de exemplares provenientes da Coleção Herpetológica do Museu Paraense Emílio Goeldi, a possível existência de dimorfismo sexual na espécie, estimar a maturidade sexual, avaliar a fecundidade, inferir o ciclo reprodutivo e descrever a espermiogênese e a ovogênese de E. taeniogaster, além de identificar as presas encontradas no trato digestivo, inferindo as frequências absoluta e relativa dos itens alimentares. Os resultados obtidos nesse estudo deverão servir como ferramenta para a elucidação dos padrões alimentares e reprodutivos, além de servirem como fonte de informações de caracteres anatômicos e morfofuncionais de Squamata neotropicais.

Presidente - 1808827 - GLEOMAR FABIANO MASCHIO
Interno - 2413512 - MARIA CRISTINA DOS SANTOS COSTA
Externo ao Programa - 1152695 - ROSSINEIDE MARTINS DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 23/03/2018 14:25