PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA THAYANE DA SILVA MENDONÇA

DISCENTE: MARIA THAYANE DA SILVA MENDONÇA
DATA: 13/03/2018
LOCAL: Sala LM09 Instituto de Ciências Biológicas/UFPA

Análise Cladística de Edessa (Hypoxys) e descrição de um grupo novo de espécies (Heteroptera, Pentatomidae, Edessinae)

Heteroptera; Edessinae; Hypoxys; espécies novas; taxonomia

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Heteroptera é conhecida como percevejo, maria-fedida ou fede-fede. Dentro da família Pentatomidae, a subfamília Edessinae é a segunda maior em número de espécies e uma das quatro encontradas exclusivamente na região Neotropical. O gênero Edessa possui muitos problemas de nomenclatura e de taxonomia, contudo fazer a revisão do gênero de uma vez só se torna inviável por conta do grande número de espécies (<600 espécies), por isso foi proposto fazer a revisão pequenos grupos de espécies. O subgênero Hypoxys é um grupo monofilético e possui 17 espécies descritas e mais de 40 espécies novas para a ciência. Hypoxys é diagnosticado por possuir: o ângulo umeral pouco projetado e agudo, presença de uma faixa negra na margem posterior do pronoto, a presença de uma projeção posterior do bordo dorsal do pigóforo, dentre outras características. Na análise cladística realizada com Hypoxys constatou-se a presença de quatro ramos principais na filogenia. O ramo mais basal é considerado o clado que mais destoa, em termos morfológicos, dentro de Hypoxys. Assim, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise cladística com algumas das espécies dos diferentes grupos de Hypoxys e a as 14 espécies novas que pertencem ao clado mais basal. Com isso, pretende-se avaliar os limites e a monofilia de Hypoxys a partir dos resultados da análise cladística e a composição do ramo mais basal, bem como descrever o grupo de 14 espécies novas. Serão analisados 32 exemplares provenientes de instituições nacionais e estrangeiras, e coleções particulares. A análise cladística será feita com o programa TNT.

Presidente - 1358221 - JOSE ANTONIO MARIN FERNANDES
Interno - 145.568.472-49 - ORLANDO TOBIAS SILVEIRA - MPEG
Externo ao Programa - 2178377 - ROBERTA DE MELO VALENTE
Notícia cadastrada em: 26/02/2018 10:54