PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: FLAVIO ROBERTO DE ALBUQUERQUE ALMEIDA

DISCENTE: FLAVIO ROBERTO DE ALBUQUERQUE ALMEIDA
DATA: 07/12/2017
LOCAL: SAT 08 - PRÉDIO ANEXO - ICB

Descrição de um gênero novo e espécies novas de Edessinae (Hemiptera: Heteroptera: Pentatomidae)
Belém,

Chave de identificação, combinação nova, distribuição, região Neotropical, taxonomia.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

A família Pentatomidae é a quarta mais diversa dentre Heteroptera, compreendendo cerca de 4.730 espécies dividas em, aproximadamente, 800 gêneros. Pentatomidae é um grupo monofilético caracterizado pela perda das gonapófises 8, redução e fusionamento das gonapófises 9 aos gonocoxitos 9, ausência do gonângulo e ductos do receptáculo dilatados e invaginados, formando três paredes distintas. Dentre as subfamílias de Pentatomidae, Edessinae é a segunda mais diversa, com cerca de 320 espécies divididas em nove gêneros: Edessa Fabricius, 1803, Ascra Say, 1832, Brachystethus Laporte, 1832, Peromatus Amyot & Serville, 1843, Olbia Stål, 1862, Pantochlora Stål, 1870, Doesburgedessa Fernandes, 2010, Paraedessa Silva & Fernandes, 2013 e Grammedessa Correia & Fernandes, 2016. O gênero Edessa apresenta diversos problemas taxonômicos e nomenclaturais devido a falta de uma diagnose clara e objetiva. Dessa forma, as espécies que apresentam características gerais da subfamília e que não se enquadram na diagnose dos outros gêneros de Edessinae são consideradas como pertencentes à Edessa. Esta prática tornou o gênero um “depósito” de espécies com limites indefinidos. A proposta para o gênero é revisá-lo a partir de grupos de espécies com características semelhantes entre si, possivelmente sinapomorfias. Um destes enigmáticos grupos de Edessa é composto por Edessa celsa Distant, 1890 e três espécies novas. No presente trabalho um novo gênero composto por estas quatro espécies é descrito e comparado ao subgênero Hypoxys, o qual apresenta características comuns. Diagnoses, ilustrações do processo metasternal e genitália interna e externa, fotografias das vistas dorsal e ventral e um mapa de distribuição são apresentados. Uma chave dos gêneros de Edessinae e de Edessinae gen. n. também são apresentadas. Genitálias de machos e fêmeas de Edessa celsa são descritas pela primeira vez. A distribuição de E. celsa é ampliada para Costa Rica e México. O lectótipo de E. celsa é designado no presente trabalho.

Presidente - 1358221 - JOSE ANTONIO MARIN FERNANDES
Interno - 2153179 - MARIA CRISTINA ESPOSITO
Externo ao Programa - 2178377 - ROBERTA DE MELO VALENTE
Notícia cadastrada em: 06/12/2017 14:30