PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: SHERLEM PATRICIA DE SEIXAS FELIZARDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHERLEM PATRICIA DE SEIXAS FELIZARDO
DATA: 28/09/2017
LOCAL: Sala 10 anexa ao Auditório Paulo Cavalcanti MPEG

REVISÃO TAXONÔMICA E ANÁLISE FILOGENÉTICA DO SUBGÊNERO MEGACANTHOPUS DUCKE DE MISCHOCYTTARUS DE SAUSSURE, 1853 (HYMENOPTERA, VESPIDAE, POLISTINAE)

Análise molecular, Vespas Neotropical,  vespas sociais.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Hymenoptera são conhecidos popularmente como Formigas, Vespas e Abelhas, e possuem desde comportamento solitário até eusocial. Polistinae é a segunda subfamília mais diversa de Vespidae. Esta possui 25 gêneros, sendo Mischocyttarus Saussure, 1853 o maior em número de espécies. Mischocyttarus tem distribuição no novo mundo e são facilmente reconhecidos pelos tarsômeros distais assimétricos nas pernas médias e posteriores. Este gênero passou por várias modificações desde a sua descrição, especialmente realocações de espécies de outros gêneros e entre os seus subgêneros, até a sua atual conformação com onze subgêneros monofiléticos, segundo a filogenia proposta por Silveira (2008). O subgênero Megacanthopus foi pouco representado nesta filogenia, especialmente devido à imprecisão na identificação de suas espécies. Megacanthopus foi descrito por Ducke (1904) para alocar algumas espécies antes descritas no gênero Polybia. Posteriormente, o próprio Ducke (1913) o reconheceu como sinônimo do gênero Mischocyttarus. Mas a definição atual de Megacanthopus foi proposta por Richards (1978) após vários trabalhos com realocações de várias espécies entre os demais subgêneros. Megacanthopus é reconhecido pela carena pronotal contínua e fortemente convexa, e a margem do pronoto terminando em forma de espinho. Possui dez espécies descritas, no entanto, há dificuldades em reconhecer essas espécies, além desse número ser subestimado. Este trabalho tem como objetivo revisar a taxonomia do subgênero Megacanthopus de Mischocyttarus de Saussure, 1853, bem como investigar as relações filogenéticas das espécies estudadas utilizando caracteres morfológicos e moleculares. Foram examinados exemplares tipo das dez espécies, sendo quatro deles, examinado por fotografia. Excetuando M. inexspectatus e M. belemensis, todas as espécies tiveram mais exemplares além dos tipos para serem examinados, tanto provindos direto de coleções quanto de coletas recentes. Como resultados, este trabalho apresenta nova diagnose para algumas das espécies já descritas, descrição de componentes da colônia, como o ninho de Mischocyttarus malaris e redescrição dos ninhos de M. collaris e M. saturatus, Além disso, novos registros de ocorrência de M. clavicornis, M. malaris, M. superus, e descrição de seis novas espécies. Uma lista preliminar com 27 caracteres é apresentada, juntamente com uma analise filogenética prévia baseada nesta lista.

Interno - 839.559.172-15 - FERNANDO DA SILVA CARVALHO FILHO - MPEG
Interno - 1358221 - JOSE ANTONIO MARIN FERNANDES
Externo à Instituição - JÉSSICA HERZOG VIANA
Presidente - 145.568.472-49 - ORLANDO TOBIAS SILVEIRA - MPEG