PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO PEREIRA MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO PEREIRA MENDES
DATA: 05/07/2017
LOCAL: Sala LM06 Instituto de Ciências Biológicas/UFPA

Efeitos do uso da terra sobre a estrutura do habitat, diversidade e baixos níveis de organização biológica em macroinvertebrados aquáticos

Integridade de hábitat, Macroinvertebrados, Biomarcadores, Assimetria Flutuante

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Modificações antrópicas no ambiente são capazes de causar a perda da integridade do hábitat, de funções ecológicas e a exclusão de espécies. Nosso objetivo é avaliar o efeito da modificação do hábitat, em áreas de plantio de palma de dendê (Elaeis guineensis Jacq), sobre a diversidade morfológica e beta-diversidade de larvas de Zygoptera e Anisoptera (Odonata). Adicionalmente, avaliaremos o efeito do plantio de palma de dendê e da perda de integridade nos ambientes em baixos níveis de organização biológica utilizando como ferramentas biomarcadores bioquímicos e índices de assimetria flutuante em insetos aquáticos das espécies de Cylindrostethus palmaris (Ordem: Hemiptera), ninfas de Campylocia sp. (Ordem: Ephemeroptera) e adultos de Mnesarete aenea (Ordem: Odonata). Para responder esses objetivos a tese será dividida em três capítulos. No primeiro capítulo, nossa hipótese é que a diversidade beta de imaturos de Odonata esteja relacionada com as variáveis ambientais. Acreditamos que áreas de floresta irão apresentar maior heterogeneidade quando comparadas as áreas de palma de dendê. No segundo capítulo, nossa hipótese é que alterações no hábitat irão causar efeitos negativos sobre a diversidade morfológica da assembleia de larvas de Odonata. Acreditamos que locais com maiores perdas de heterogeneidade ambiental irão apresentar maiores perdas de diversidade morfológica. Isto poderá ocorrer devido a uma reação em cadeia, da baixa disponibilidade de microhábitats com alta competição por recursos, levando a simplificação da fauna. No terceiro capítulo, nossa hipótese é que espécies de Cylindrostethus palmaris (Ordem: Hemiptera), ninfas de Campylocia sp. (Ordem: Ephemeroptera) e adultos de Mnesarete aenea (Ordem: Odonata), em ambientes alterados pelo plantio de palma, irão apresentar maiores valores de estresse oxidativo celular (biomarcadores bioquímicos) e Assimetria Flututante (AF). Esperamos que através da mensuração das variáveis físicas que estruturam o ambiente, em conjunto com análises de biomarcadores bioquímicos e morfológicos, seja possível ampliar o conhecimento acerca dos fatores estocásticos capazes de influenciar na dinâmica das espécies. Nossas amostragens foram realizadas em 29 igarapés, situados entre áreas de plantio de palma de dendê e floresta. Os igarapés amostrados estão localizados em uma das regiões mais afetadas pelo desmatamento na Amazônia, a Nordeste do Estado do Pará, na região biogeográfica denominada Centro de Endemismo Belém.

Presidente - 1878084 - LEANDRO JUEN
Externo à Instituição - LYGIA SEGA NOGUEIRA
Interno - 1350194 - MARCOS PERSIO DANTAS SANTOS
Externo ao Programa - 2127224 - RAPHAEL LIGEIRO BARROSO SANTOS