PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: HÍNGARA LEÃO SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HÍNGARA LEÃO SOUSA
DATA: 29/05/2017
LOCAL: Auditório Paulo Mendes ICB/UFPA

Uso da terra e assembleias de peixes de riachos na Amazônia Oriental

ecologia, biodiversidade, impacto, ictiofauna, Pará.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

A pressão antrópica no meio ambiente tem se intensificado nas últimas décadas, principalmente devido à crescente demanda por matéria prima, energia e alimento. Áreas que possuem grande valor econômico para a obtenção desses recursos podem sobrepor aquelas de grande valor biológico, o que pode provocar uma redução na diversidade biológica. Na Amazônia, a utilização dessas áreas para exploração de recursos naturais tem sido causada principalmente pelo uso da terra para agricultura, pecuária, silvicultura e diversas outras atividades consideradas prejudiciais para a biodiversidade. Tais atividades são as maiores responsáveis pela perda de ambientes naturais na região, apresentando grandes proporções na Amazônia Oriental. A perda de ecossistemas naturais aliada ao manejo ineficiente dessas áreas ameaçam a integridade do habitat e as espécies desses ambientes. Nesse contexto, nós visamos avaliar como a biodiversidade é afetada por diferentes usos da terra na Amazônia, focando no valor de conservação desses usos. Em um primeiro momento nós realizamos uma análise cienciométrica de artigos publicados nos últimos 20 anos envolvendo a temática na Amazônia. Com isso, nós objetivamos mostrar o atual cenário da pesquisa científica na região e identificar as principais lacunas de estudo. Em seguida, nós focamos na avaliação do efeito de três tipos de uso da terra (exploração madeireira convencional, exploração madeireira manejada e pastagem) sobre o ambiente e as métricas de diversidade de assembleias de peixes de riachos, utilizando áreas de floresta preservada como controle. Por fim, em um último momento nós objetivamos avaliar como esses usos afetam a diversidade funcional dessas assembleias. O trabalho foi desenvolvido em 64 riachos localizados na bacia do rio Capim, nordeste do estado do Pará, distribuídos nas quatro categorias de usos da terra mencionadas. Nós consideramos que os dados que estão sendo gerados possuem relevância tanto biológica quanto política, uma vez que poderão ser importantes em futuras tomadas de decisões na conservação da ictiofauna de riachos amazônicos.

Externo à Instituição - BRUNO DA SILVEIRA PRUDENTE
Externo à Instituição - GUSTAVO SCHWARTZ
Presidente - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Externo ao Programa - 2336514 - THAÍSA SALA MICHELAN