PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCICLEA ATAIDE DA SILVA

DISCENTE: JUCICLEA ATAIDE DA SILVA
DATA: 28/03/2017
LOCAL: Sala SAT 06 Prédio Anexo ao Instituto de Ciências Biológicas

Descrição morfológica dos estágios imaturos  de moscas da família mesembrinellidae (diptera-oestroidea)  da Amazônia.

Descrição Morfológica, Larvas, Microscopia de varredura

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

É uma das sete famílias da superfamília Oestroidea (Calyptratae), distribuídas em três subfamílias: Mesembrinellinae, Souzalopesiellinae e Laneellinae. Possuem abdômen metálico e tórax marrom e são normalmente robustas. Apresentam nove gêneros e 36 espécies que são distribuídas geograficamente desde o sul do México (Península de Yucatán) até o norte da Argentina (Misiones) (PERIS & MARILUIS, 1984). Os estudos taxonômicos, no que se referem aos, mesembrinelídeos são em sua maioria voltados para a morfologia dos adultos, sendo que as fases de larvas e pupas são pouco conhecidas. Entre as estruturas usadas na taxonomia de larvas, estão: o tipo e banda de espinhos dos segmentos abdominais, a disposição dos tubérculos; córnuas dorsal e ventral e espiráculo anterior e posterior, O detalhe do tegumento da larva, e da região cefálica também são importantes taxonômicamente e já foram descritas para larvas de Calliphoridae e Sarcophagidae através da técnica de Microscopia eletrônica de Varredura (MEV) (MENDONÇA,2010; VAIRO,2011).Porém para Mesembrinellidae estas estruturas ainda não foram evidenciadas. Não há estudos que descrevam com detalhes as larvas e pupas das várias espécies de Mesembrinellidae. Dos trabalhos realizados com larvas de Mesembrinellidae, apenas para Lanella nigripes são conhecidos todos os estádios de desenvolvimento larval e pupa.Neste contexto, o presente trabalho é o primeiro a realizar a morfologia comparada e a ultraestrutura dos estágios imaturos das espécies de Mesembrinellidae (Diptera) da Amazônia apontando as características que possibilitariam a identificação específica dos espécimes.

Interno - 839.559.172-15 - FERNANDO DA SILVA CARVALHO FILHO - MPEG
Interno - 1358221 - JOSE ANTONIO MARIN FERNANDES
Presidente - 2153179 - MARIA CRISTINA ESPOSITO
Notícia cadastrada em: 27/03/2017 16:58