PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL RODRIGUES FARIAS

DISCENTE: RAFAEL RODRIGUES FARIAS
DATA: 27/03/2017
LOCAL: Sala SAT 10 Prédio Anexo ao Instituto de Ciências Biológicas

Ecologia reprodutiva e alimentar do peixe lápis Copella arnoldi (Characiformes: Lebiasinidae) em riachos da Amazônia Oriental

Copella arnoldi, Alimentação, Reprodução, Precipitação, Nível da água

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Os regimes hidrológicos são um dos principais fatores responsáveis por influenciar os aspectos ecológicos dos organismos, principalmente devido a força estruturadora que esses processos exercem nas características de um ambiente, seja na disponibilidade de recurso ou de microhabitats. Dessa forma os aspectos ecológicos são basicamente resultado da interação que os organismos tem com o ambiente ao longo do seu ciclo de vida e da história evolutiva da espécie, e a compreensão desses aspectos ajuda a elucidar os fatores e características que adaptaram os organismos ao seu ambiente. Por esse motivo o presente trabalho procurar avaliar a influência do regime hidrológico em aspectos reprodutivos e alimentares de uma espécie de peixe lápis (Copella arnoldi) em riachos da Amazônia Oriental. O presente trabalho teve como área de estudo o rio Taiassuí localizado entre os municípios de Benevides e Santa Isabel do Pará, um total de 13 campanhas estão sendo realizadas entre os meses de Julho de 2016 a Julho de 2017, buscando alcançar o mínimo amostral de 20 indivíduos por mês de coleta. Em laboratório os peixes coletados estão passando por biometria e procedimentos específicos para análise reprodutivas e alimentares. Os dados do regime hidrológicos estão sendo obtidos através do site da Agência Nacional de Águas.

Externo à Instituição - BRUNO DA SILVEIRA PRUDENTE
Interno - 1808827 - GLEOMAR FABIANO MASCHIO
Presidente - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Notícia cadastrada em: 24/03/2017 12:44