PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIA REGINA CARNEIRO DE PINHO

DISCENTE: SILVIA REGINA CARNEIRO DE PINHO
DATA: 29/03/2017
LOCAL: Sala SAT 06 Prédio Anexo ao Instituto de Ciências Biológicas

Hemoparasitos em anuros de áreas de monocultura e áreas de floresta no leste amazónico

Anuros, hemoparasitas, parasitismo.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Dentre as relações ecológicas existentes, o parasitismo é de grande importância para a regulação das populações de organismos, havendo uma forte relação entre parasita, hospedeiro e ambiente, constituindo o sistema parasitário. Em que perturbações como o desmatamento para cultivo de monoculturas são exemplos de transformações no habitat que influenciam de forma negativa o sistema e que afetam drasticamente a vida dos hospedeiros. Usamos espécies de anuros neste trabalho por serem um grupo diverso que habitam vários micro-habitat e estão sujeitos a todos os tipos de pressões ambientais e antropogênicas, podendo estar expostos a todos os tipos de parasitas e doenças. Um dos possíveis causadores de patogenias em anuros é o grupo dos hemoparasitas (parasitas do sangue) a exemplo de hemogregarinas e tripanossomas, transmitidos por vetores hematófagos invertebrados, que em elevada taxa de infestação podem levar a debilidade até a morte do hospedeiro. Este projeto será realizado em uma área que é localizada em Tailândia/Pará, onde tem por principal atividade a cultura de dendezeiro, e preserva fragmentos de floresta de terra firme em contato com a plantação. Com base nessas informações, como objetivos temos o de descrever a composição de hemoparasitas em anuros de áreas de Plantação e Floresta; analisar a taxa de infecção hemoparasitária nos anuros das duas fitofisionomias; analisar se existe relação do uso de habitat com a taxa de infecção e os tipos de hemoparasitas encontrados; verificar se as espécies mais infectadas apresentam alteração na fecundidade (número de ovócitos), peso e tamanho corporal (CRU); verificar se machos e fêmeas apresentam os mesmos hemoparasitos e taxas de infecção.

Externo ao Programa - 2189846 - EDILENE OLIVEIRA DA SILVA
Interno - 1808827 - GLEOMAR FABIANO MASCHIO
Presidente - 2413512 - MARIA CRISTINA DOS SANTOS COSTA
Notícia cadastrada em: 22/03/2017 16:43