PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIO ROBERTO DE ALBUQUERQUE ALMEIDA

DISCENTE: FLAVIO ROBERTO DE ALBUQUERQUE ALMEIDA
DATA: 28/03/2017
LOCAL: Sala SAT 06 Prédio Anexo ao Instituto de Ciências Biológicas

Descrição de um grupo de espécies de Edessa Fabricius, 1803 (Heteroptera: Pentatomidae: Edessinae)

Palavras-chave: Distribuição, Edessíneos, Novas Espécies, Região Neotropical, Taxonomia.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

A subordem Heteroptera, popularmente conhecida como percevejos, maria-fedidas, fede-fede, entre outros, é o grupo mais diverso dentre os insetos hemimetábolos. Dentro da subordem, Pentatomidae é a quarta família mais diversa, compreendendo cerca de 4.730 espécies dividas em, aproximadamente, 800 gêneros. A família é reconhecida como monofilética, sendo a perda das gonapófises 8, redução e fusionamento das gonapófises 9 aos gonocoxitos 9, ausência do gonângulo e ductos do receptáculo dilatados e invaginados, formando três paredes distintas, os caracteres que suportam o monofiletismo do grupo. Dentre as subfamílias de Pentatomidae, Edessinae é a segunda mais diversa, com cerca de 320 espécies divididas em nove gêneros - Edessa Fabricius, 1803 (cerca de 290 espécies), Ascra Say, 1832 (14 espécies), Brachystethus Laporte, 1832 (10 espécies), Peromatus Amyot & Serville, 1843 (sete espécies), Olbia Stål, 1862 (três espécies), Pantochlora Stål, 1870 (uma espécie), Doesburgedessa Fernandes, 2010 (cinco espécies), Paraedessa Silva & Fernandes, 2013 (nove espécies) e Grammedessa Correia & Fernandes, 2016 (12 espécies). O gênero Edessa não apresenta uma diagnose que o diferencie dos demais, dessa forma, as espécies que apresentam características gerais da subfamília e que não se enquadram nas características dos outros gêneros de Edessinae são consideradas como pertencentes à Edessa. Esta prática tornou o gênero um “depósito” de espécies. A proposta para o grupo é revisá-lo a partir de grupos de espécies com características semelhantes entre si. O presente trabalho refina o conhecimento sobre taxonomia de edessíneos, propondo e descrevendo um novo grupo de espécies para o gênero. O grupo é formado pela espécie Edessa celsa Distant, 1880, redescrita no presente trabalho, e três novas espécies. O lectótipo de E. celsa é designado. Além disso, é apresentado uma chave de identificação das espécies e um mapa de distribuição.

Externo à Instituição - FERNANDO DA SILVA CARVALHO FILHO
Presidente - 1358221 - JOSE ANTONIO MARIN FERNANDES
Interno - 2153179 - MARIA CRISTINA ESPOSITO
Notícia cadastrada em: 22/03/2017 16:01