PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA JANUARIA TEIXEIRA SANTOS

DISCENTE: JULIANA JANUARIA TEIXEIRA SANTOS
DATA: 22/03/2017
LOCAL: Sala SAT 01 Prédio Anexo ao Instituto de Ciências Biológicas

USO DE HABITAT POR MAMÍFEROS HERBÍVOROS EM UM MOSAICO DE ÁREAS DEGRADADAS NA AMAZÔNIA ORIENTAL

uso de habitat, mamíferos herbívoros, modelo de ocupação, modelo de coocorrência.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

A área desmatada na Amazônia brasileira nos últimos 25 anos totalizou mais de 29% da região e grande parte deste desmatamento está concentrado no chamado “Arco do Desmatamento”. A pecuária, a agricultura, a extração de madeira, e a mineração são as atividades fomentadoras de impactos ambientais nessa região. Estudos com abordagens comparativas entre habitats conservados e degradados têm sido frequentes na Amazônia, no entanto pouco tem sido estudado sobre como os mamíferos herbívoros estão sobrevivendo nas áreas degradadas. Neste trabalho de pesquisa vamos avaliar como os médios e grandes herbívoros da Amazônia Oriental estão utilizando uma paisagem composta por um mosaico de habitats degradados num contexto regional de alta pressão antrópica. Os objetivos do estudo são (1) verificar se existem diferenças na distribuição dos mamíferos herbívoros entre os diferentes habitats estudados, (2) construir um histórico de detecções e modelar a probabilidade de ocupação por cada uma das espécies nos diferentes habitats, (3) identificar quais variáveis ambientais estão influenciando na ocorrência das espécies em cada habitat e (4) verificar se a coocorrência de espécies influencia na distribuição das mesmas nos diferentes habitats amostrados.

Presidente - 1366892 - ANA CRISTINA MENDES DE OLIVEIRA
Interno - 2153130 - MARIA APARECIDA LOPES
Externo ao Programa - 2127224 - RAPHAEL LIGEIRO BARROSO SANTOS
Notícia cadastrada em: 20/03/2017 14:36