PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZABETH KATHLEEN DE QUEIROZ RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZABETH KATHLEEN DE QUEIROZ RODRIGUES
DATA: 09/03/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 07 anexa ao Auditório Paulo Cavalcanti MPEG
TÍTULO:

FILOGENIA MOLECULAR E TAXONOMIA INTEGRATIVA DE Odontocharacidium Buckup, 1993 (OSTARIOPHYSI: CHARACIFORMES: CRENUCHIDAE)


PALAVRAS-CHAVES:

Teleostei; Sistemática; Revisão taxonômica


PÁGINAS: 21
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO:

Odontocharacidium possui apenas uma espécie válida, Odontocharacidium aphanes (Weitzman & Kanazawa, 1977), a qual é amplamente distribuída nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco. Sua localidade-tipo é um igarapé de terra firme nas drenagens do Rio Negro, localizado no município de Santa Isabel do Rio Negro. Os caracteres diagnósticos desse gênero são: 1) ausência do canal sensorial supratemporal; 2) ausência de porções dérmicas entre os canais semicirculares; 3) ausência do canal sensorial pterótico; 4) ausência do osso pós-temporal; e 5) ausência de pós-cleitro 1, 6) linha lateral incompleta, 7) um par de manchas escuras na base da nadadeira caudal, 8) ausência do ramo parietal e ramo do canal supra orbital e 9) ausência de uroneurais. Com a crescente representatividade de exemplares em coleções, provenientes de diversas localidades adicionais nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco, é possível identificar considerável variação de colorido e forma de corpo entre exemplares de drenagens diferentesm no entanto, não houve revisões taxonômicas recentes do gênero. Assim, o presente projeto visa realizar uma revisão taxonômica com base em caracteres morfológicos e moleculares de Odontocharacidium e testar suas relações entre os demais gêneros de Crenuchidae a partir de uma análise multilocus através de três marcadores mitocondriais (subunidade grande 16S do rRNA: 16S; Citocromo Oxidase Subunidade 1: COI; e Citocromo b: Cytb) e três nucleares (Myosin heavy chain 6: Myh6; Recombination activating gene 1: RAG 1; Recombination activating gene 2: RAG 2). A revisão taxonômica será feita a partir do resultado das análises filogenéticas construídas com base nas árvores de COI conciliado com as informações da morfologia de Odontocharacidium. A espécie Odontocharacidium aphanes será redescrita e as eventuais espécies novas serão descritas com base em caracteres morfológicos como dados merísticos, morfométricos, e colorido em conjunto com as análises moleculares de COI.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 256.175.988-13 - ALEXANDRE LUIS PADOVAN ALEIXO - MPEG
Presidente - 088.215.337-43 - ANDRE LUIZ NETTO FERREIRA - MPEG
Externo à Instituição - GUILHERME MOREIRA DUTRA
Notícia cadastrada em: 07/03/2017 17:28
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1