PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIAN ARMANDO HERNANDEZ MORALES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIAN ARMANDO HERNANDEZ MORALES
DATA: 15/12/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 07 anexa ao Auditório Paulo Cavalcanti MPEG
TÍTULO:

FILOGENIA DOS LAGARTOS MICROTEÍDEOS DA FAMÍLIA ALOPOGLOSSIDE (GYMNOPHTHALMOIDAEA: SQUAMATA)


PALAVRAS-CHAVES:

FILOGENIA; LAGARTOS; MICROTEÍDEOS; ALOPOGLOSSIDE


PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO:

Alopoglossidae é uma família de lagartos recentemente reconhecida e que tem distribuição Neotropical (Goicoechea et al. 2016). A família é composta por dois gêneros: Alopoglossus (sete espécies válidas) e Ptychoglossus (14 espécies validas), os quais estão distribuídos da Costa Rico, ao longo do norte dos Andes e por toda a Amazônia (Harris 1994; Köhler et al. 2012a). Alopoglossidae permanece escassamente conhecida na maioria dos aspectos da sua biologia e estudos recentes mostram que a diversidade do grupo pode estar subestimada (Torres-Carvajal & Lobos 2014). Particularmente, os estudos filogenéticos existentes e que incluem alopoglossídeos tem uma baixa amostragem de táxons e caracteres. Este projeto procura inferir as relações filogenéticas entre as espécies pertencentes a este clado, mas busca também responder às seguintes questões específicas: (1) Alopoglossus e Ptychoglossus são gêneros monofiléticos?; (2) Existem sinapomorfias fenotípicas suportando, respectivamente, Alopoglossidae, Alopoglossus e Ptychoglossus?; (3) Os dados fenotípicos e genotípicos geram hipóteses filogenéticas congruentes?
Os testes filogenéticos que buscarão elucidar as questões acima serão conduzidos por meio da análise combinada de duas fontes de informação: sequências de DNA e morfologia.
Os genes que vão ser usados são C-mos e ND4, e a codificação dos caracteres morfológicos serão baseada sobre quatro fontes: lepidose, língua, hemipênis e osteologia. Os dados serão analisados com dois métodos alternativos de inferência filogenética: Maxima Parcimônia e Maxima Verossimilhança.
A matriz morfológica certamente incluirá a grande maioria das espécies de Alopoglossidae atualmente reconhecidas, sendo que um grande esforço será feito para a inclusão de todas as espécies válidas—a matriz preliminar já possui 140 caracteres. A matriz genética terá uma quantidade mais reduzida de táxons (restrita as espécies para as quais obtivermos tecidos ou que tem sequencias disponíveis no GenBank). Caso novas espécies sejam identificadas, essas serão descritas—uma nova espécie de Alopoglossus da Colombia já foi identificada e o artigo com sua descrição já foi submetido para a revista South American Journal of Herpetology (IF 0.837, Qualis previsto = B2).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 728.427.926-53 - ANA LUCIA DA COSTA PRUDENTE - MPEG
Presidente - 107.210.097-51 - PEDRO LUIZ VIEIRA DEL PELOSO - MPEG
Externo à Instituição - TERESA CRISTINA SAUER DE AVILA PIRES
Notícia cadastrada em: 13/12/2016 15:07
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1