PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA MIRANDA ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARA MIRANDA ALMEIDA
DATA: 19/08/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório Paulo Mendes localizado no ICB/UFPA
TÍTULO:

EFEITOS FILOGENÉTICOS E FUNCIONAIS NOS PADRÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE AVES NA AMAZÔNIA BRASILEIRA


PALAVRAS-CHAVES:

Aves, Amazônia, atributos funcionais, biogeografia funcional, linhagens, rios como barreiras, hipótese dos refúgios, savanas amazônicas.


PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO:

No presente plano de tese propomos avaliar a influência de processos históricos e de fatores ambientais sobre a organização das assembleias de aves amazônicas. Para tal, a mesma foi dividida em três capítulos. Compilamos dados de ocorrências de 71 assembleias de aves em savanas e em florestas de terra firme na Amazônia brasileira. No primeiro capítulo avaliamos a diversidade filogenética e funcional de aves Passeriformes considerando dois fatores que podem influenciar nesses padrões: a história biogeográfica do clado/subordem e o tipo de ambiente. Para tal, medimos a diversidade filogenética e funcional de aves Tyranni e Passeri em savanas e florestas para testar a hipótese de que (1) hábitats abertos e secos apresentam linhagens mais jovens do que florestas e que, (2) por apresentarem maior quantidade de nichos, as florestas abrigam assembleias de aves com uma grande diversidade de características ecológicas. Encontramos que, embora a riqueza de Tyranni tenha sido maior tanto em savana quanto em floresta, a diversidade filogenética e funcional variou, seguindo o histórico de ocupação do continente sul-americano de cada sub-ordem. As assembleias de savana apresentaram idade média de linhagens menor do que florestas de terra firme, corroborando nossa hipótese. Além disso, observamos alto turnover de linhagens e de atributos funcionais entre os tipos de hábitat para ambos os grupos de Passeriformes. Nesse primeiro capítulo, destacamos a importância das savanas amazônicas na manutenção da diversidade de aves, uma vez que, embora apresentem baixa riqueza de espécies quando comparadas às florestas, estes hábitats possuem assembleias com combinações únicas de atributos ecológicos e distintas linhagens. Para os capítulos 2 e 3 apresentamos as propostas que desenvolveremos na versão final da tese. No Capítulo 2 testaremos a hipótese do efeito espécie-área integrado no tempo, verificando se os centros de endemismos maiores e mais antigos apresentam maior diversidade e taxas de diversificação do que centros menores e mais jovens. Por fim, no capítulo 3, faremos uma abordagem multifacetada da diversidade de aves amazônicas, através de medidas de diversidade taxonômica, funcional e filogenética, relacionando-as com variáveis abióticas. Dessa maneira, esperamos compreender alguns mecanismos que promovem a grande diversidade de aves na Amazônia.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 256.175.988-13 - ALEXANDRE LUIS PADOVAN ALEIXO - MPEG
Presidente - 1350194 - MARCOS PERSIO DANTAS SANTOS
Interno - 561.189.459-34 - ROGÈRIO ROSA DA SILVA - MPEG
Externo à Instituição - Tereza Cristina Giannini
Notícia cadastrada em: 18/08/2016 15:03
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1