PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: JOSE ROBERTO PEREIRA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ROBERTO PEREIRA DE SOUSA
DATA: 27/05/2014
LOCAL: Auditorio Arlindo Pinto - Instituto de Ciências Biológicas - UFPA
TÍTULO: COMUNIDADES DE MOSCAS CALLEPHORIDAE E ARCOPHAGIDAE (DIPTERA, OESTROIDEA) NO ESTADO DO MARANHÃO: DIFERENÇAS ENTRE AS ZONAS FITOGEOGRÁFICAS E INFLUÊNCIA DOS FATORES AMBIENTAIS E ANTRÓPICOS
PALAVRAS-CHAVES: Moscas varejeiras; Heterogeneidade ambiental; impacto antrópico, Califorídeos; Sarcofagídeos.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: Comunidades de moscas Calliphoridae e Sarcophagidae (Diptera, Oestroidea) no estado do Maranhão: Diferenças entre as zonas fitogeográficas e influência dos fatores ambientais e antrópicos. Este estudo foi realizado nas cinco zonas fitogeográficas do estado do Maranhão, no período da estação seca (estiagem), entre agosto e outubro de 2010, abril e outubro de 2011, e maio e novembro de 2012. Coletas utilizando armadilhas específicas para dípteros saprófagos foram realizadas em 90 áreas, sendo 45 preservadas e 45 antropizadas, distribuídas entre as zonas fitogeográficas, sendo três delas mais heterogêneas quanto ao grau de complexidade da vegetação (Cerrado, Mata de cocais, Floresta Amazônica) e duas mais homogêneas (Campos de baixada e Manguezal). As hipóteses testadas foram: 1) as diferenças em termos de heterogeneidade ambiental entre as zonas fitogeográficas influenciam os padrões de composição, riqueza e abundância de dípteros califorídeos e sarcofagídeos; 2) esses padrões são afetados pela alteração antrópica nas zonas fitogeográficas; e 3) os padrões de abundância e riqueza desses táxons são influenciados pelos fatores ambientais (abióticos e bióticos) nas zonas fitogeográficas. Foram coletados 15.304 califorídeos, distribuídos em três subfamílias, sete gêneros e 13 espécies; sendo quatro delas Comuns (31%), seis Intermediárias (46%) e três Raras (23%). Da família Sarcophagidae, foi coletado um total de 10.772 espécimes, todos pertencentes à subfamília Sarcophaginae, distribuídos em 15 gêneros, 11 subgêneros e 52 espécies, sendo cinco Comuns (10%), 13 Intermediárias (25%) e 34 Raras (65%). As comunidades de califorídeos e sarcofagídeos apresentaram maior riqueza de espécies nas zonas com maior complexidade estrutural da vegetação (exceto Sarcophagidae na zona Floresta Amazônica). Quanto à composição, as comunidades de califorídeos e sarcofagídeos foram distribuídas evidenciando o gradiente da estrutura da vegetação (das zonas mais heterogêneas para as mais homogêneas), sendo que apenas para os sarcofagídeos houve a separação da Floresta Amazônica das demais zonas. Os padrões de abundância das espécies de califorídeos, Lucilia eximia, Chloroprocta. idioidea, Chrysomya megacephala e C. albiceps, e de sarcofagídeos, Peckia. (Sarcodexia). lambens, Oxysarcodexia intona, P. (Peckia) chrysostoma e Trichaea (Sarcophagula) occidua diferiram entre as diferentes zonas fitogeográficas, sendo estas espécies, as que mais contribuíram para dissimilaridade entre as zonas. A alteração antrópica causou a diminuição da riqueza de espécies de califorídeos nas zonas Mata de cocais e Campos de baixada, e aumentou a riqueza de sarcofagídeos na Floresta Amazônica. A antropização afetou a composição das espécies de califorídeos em quatro zonas fitogeográficas, sendo o Cerrado a única exceção. Em relação aos sarcofagídeos, à composição das espécies foi afetada pela antropização apenas na Floresta Amazônica. Os padrões de abundância das espécies de calíforideos, C. idioidea, C. megacephala, L. eximia e C. albiceps, e de sarcofagídeos, T. S. occidua; P. S. lambens, O. intona e P. P. chrysostoma, diferiram entre os ambientes das zonas fitogeográficas, sendo estas espécies as que mais contribuíram para a dissimilaridade entre os ambientes preservados e antrópicos. Quanto aos fatores ambientais, a profundidade de serapilheira influenciou positivamente a riqueza de espécies de califorídeos; e a densidade de árvores ou arbustos, altura de vegetação e temperatura influenciaram negativamente a riqueza de sarcofagídeos. Os padrões de abundância das espécies L. eximia, C. idioidea, H. semidiaphana e M. bicolor foram influenciados positivamente pela profundidade de serapilheira e a altura de vegetação, enquanto os das espécies C. albiceps e C. macellaria foram influenciados positivamente pela abertura de dossel. Já para as espécies de Sarcophagidae, a abertura de dossel influenciou positivamente P. S. lambens e T. S. occidua. A altura da vegetação e densidade de árvores ou arbustos, influenciaram positivamente as espécies P. E. collusor e O. intona. Dessa forma, demonstrou-se que a composição e os padrões de riqueza e abundância de algumas espécies dessas famílias são influenciados pela heterogeneidade ambiental. Porém, as alterações antrópicas nas zonas fitogeográficas podem afetar estes parâmetros e causar efeitos diferentes nestes táxons quanto à riqueza ou seja, aumento em sarcofagídeos e diminuição em califorídeos; como também aumento da abundância das espécies associadas com ambientes alterados. Além disso, a riqueza e a abundância sofre influência de fatores ambientais, principalmente os relacionados com a estrutura da vegetação. Essas diferentes respostas sugerem a possibilidade da utilização destes táxons para detecção de alteração antrópica nos ambientes e também para o monitoramento de áreas conservadas.
Externo à Instituição - CÁTIA ANTUNES DE MELLO PATIU
Interno - 1878084 - LEANDRO JUEN
Presidente - 2153179 - MARIA CRISTINA ESPOSITO
Interno - 561.189.459-34 - ROGÈRIO ROSA DA SILVA - MPEG