PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO CARREIRA TREVELIN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO CARREIRA TREVELIN
DATA: 29/04/2016
LOCAL: sala PAT 05 localizado no Instituto de Ciências Biológicas/UFPA

PADRÕES ESPACIAIS NA DIVERSIDADE DE MORCEGOS FILOSTOMÍDEOS (CHIROPTERA: PHYLLOSTOMIDAE) NA AMAZÔNIA E SUA SUSCETIBILIDADE À ALTERAÇÕES NA PAISAGEM

DIVERSIDADE; MORCEGOS; FILOSTOMÍDEOS; AMAZÔNIA;  PAISAGEM

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

É no bioma Amazônico onde parcela significativa dos indicadores de conversão florestal mundiais acontecem atualmente. Longe de representar um grande bioma homogêneo, boa parte de suas espécies possui distribuição restrita a regiões específicas propostas como "centros de endemismos". Este conceito da floresta como um mosaico de áreas distintas é de especial importância no contexto de desmatamento Amazônico, uma vez que intensidade da perda de vegetação nativa não está igualmente distribuída entre estas áreas. O centro de endemismo Belém (CEB) é considerado o mais ameaçado, dadas as alterações na paisagem decorrentes de sua ocupação mais antiga. Atualmente o CEB é caracterizado como uma paisagem fragmentada, detentora de uma dinâmica peculiar que representa, ao mesmo tempo, a frente de desmatamento mais antiga e com a maior taxa de conversão de florestas e também umas das fronteiras de desmatamento mais ativas na Amazônia brasileira. Pouco se conhece ainda sobre padrões de manutenção de biodiversidade nestas paisagens, e por representar um recorte geográfico relativamente homogêneo, pode ser uma excelente região para avançar este entendimento. Os morcegos filostomídeos são interessantes modelos para este tipo de estudo, especialmente pela sua impressionante diversidade na região neotropical, e foram escolhidos como organismos modelos neste estudo. O objetivo geral desta proposta é explorar a diversidade ecológica de morcegos da família Phyllostomidae no espaço, e testar hipóteses sobre como esta diversidade responde às alterações decorrentes de ações antrópicas em paisagens da Amazônia oriental. Os objetivos específicos foram organizados sob a forma de capítulos, visando abordar: 1) o aprimoramento de desenhos amostrais em estudos com redes de neblina, apresentando e justificando o desenho amostral adotado nesta tese como proposta a ser implementada em outros estudos; 2) a heterogeneidade espaço-temporal da estrutura da paisagem no CEB, onde buscarei avaliar as hipóteses levantadas sobre a estrutura da paisagem neste interflúvio e como esta é relacionada à mudanças na cobertura e no uso e ocupação da terra; 3) Histórico de alterações, onde espero responder existem efeitos decorrentes do histórico de alteração da paisagem (débitos de extinção) sobre as assembleias de filostomídeos que atualmente ocupam estas paisagens; 4) Limiares críticos de habitats, onde espero responder se existe um limiar de cobertura mínima de vegetação primária que determina mudança de regime ecológico nas paisagens componentes do CEB. A abordagem experimental deste estudo será o de monitoramento de assembleias de morcegos filostomídeos em 12 áreas distintas ao longo do CEB, visando compreender a maior variabilidade possível das variáveis preditoras: cobertura de vegetação primária na paisagem, a dinâmica temporal de conversão de florestas (histórico de alteração da paisagem), e distribuição espacial.

Externo à Instituição - ANA LUISA KERTI MANGABEIRA ALBERNAZ
Presidente - 170.103.572-34 - CARLOS AUGUSTO DA SILVA PERES - UEA
Interno - 1878084 - LEANDRO JUEN
Externo à Instituição - MARCOS ADAMI