PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA GOMES SARMENTO

DISCENTE: CAROLINA GOMES SARMENTO
DATA: 10/03/2016
LOCAL: Sala 06 anexa ao auditório Paulo Cavalcante localizado no Campus de pesquisa do MPEG

Comportamento Agonístico de Mesonauta insignis (Hackel, 1840) em
Diferentes Momentos da Estação Reprodutiva

Palavras-chave: comportamento agonístico, reprodução, ciclídeos.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

O comportamento agonístico entre animais é uma maneira de regular o acesso a recursos limitados. A agressividade pode ser manifestada por meio de lutas ou conflitos em uma competição por alimentação, abrigo ou parceiros sexuais. Essas disputas incluem lutas ofensivas com lesões corporais, agressões diretas e comunicação. Em época de reprodução, os encontros agonísticos podem ser mais intensos e decisivos para o sucesso reprodutivo. Dentre os ciclídeos amazônicos, o gênero Mesonauta possui espécies amplamente distribuídas pela América do Sul. O Mesonauta insignis é uma espécie abundante na várzea amazônica e de grande importância para o comércio aquarista. Estudos tem mostrado a complexidade do comportamento reprodutivo dos ciclídeos, envolvendo agressividade em interações como defesa de parceiros, disputa por território entre machos e defesa da prole. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar o comportamento agonístico exibido por indivíduos adultos de M. insignis em diferentes momentos do ciclo reprodutivo, para auxiliar na compreensão de seu papel na reprodução da espécie. Para isso, a experimentação será dividida em duas etapas: A) Descrição do repertório comportamental agonístico de adultos de M. insignis e registro das suas interações agonísticas, com elaboração de um etograma de comportamentos agonísticos com base na interação agonística destes ciclídeos neotropicais; B) Experimento testando o efeito das condições reprodutivas dos adultos sobre o comportamento agonístico de M. insignis coletados em corpos d’água localizados na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM). As interações agressivas serão registradas imediatamente após o pareamento de adultos e quantificada. O comportamento agonístico será avaliado pela latência (tempo decorrido até o primeiro ataque), duração da luta e frequência de interações agressivas. Alguns espécimes serão sacrificados para identificação macroscópica do sexo e estágio de maturação gonadal para verificar o efeito do gênero sobre as táticas de lutas usadas nos encontros agonístico. O presente estudo poderá contribuir com informações de base ecológica e comportamental e auxiliar na construção de medidas de conservação para a espécie na Amazônia.

Presidente - 245.207.131-53 - HELDER LIMA DE QUEIROZ - MAMIRAUÁ
Interno - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Externo à Instituição - TATYANA PINHEIRO MAGALHAES
Notícia cadastrada em: 08/03/2016 17:18