PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANA PATRICIA MEGUY GUTERRES

DISCENTE: ALANA PATRICIA MEGUY GUTERRES
DATA: 09/03/2016
LOCAL: Sala LM 04 no Instituto de Ciências Biológicas, na Universidade Federal do Pará

EFEITOS DA SIMILARIDADE MORFOLÓGICA
NA DISTRIBUIÇÃO DE ASSEMBLEIAS DE PERCEVEJOS SEMIAQUÁTICOS
(GERROMORPHA: HETEROPTERA) EM IGARAPÉS DA AMAZÔNIA ORIENTAL

Nicho, similaridade limitante, coexistência, competição, filtros ambientais.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

O estudo de padrões de distribuição de espécies em comunidades naturais é um dos principais assuntos da ecologia. De acordo com a teoria da similaridade limitante, as espécies tendem a apresentar um limite de similaridade morfológica ou comportamental, para diminuir a competição interespecífica. Por outro lado os filtros ambientais selecionam espécies que possuem características semelhantes que lhes permitem sobreviver e reproduzir no mesmo ambiente. Se os filtros ambientais são a principal força de estruturação da comunidade, espera-se que as espécies sejam muito semelhantes entre si e que mesmo assim consigam coexistir, sem que haja a exclusão competitiva. Mas se a similaridade limitante estiver estruturando nesta comunidade, espera-se que haja uma diferenciação morfológica nas espécies da comunidade e que apenas espécies diferentes possam coexistir. Neste estudo utilizamos insetos aquáticos da Subordem Heteroptera (Infraordem Gerromorpha), para avaliar o efeito da similaridade morfológica sobre os padrões de distribuição e coexistência das espécies de Gerromorpha. Testando a hipótese de que a comunidade de Gerromorpha é estruturada por competição, com base na similaridade limitante, tendo uma distribuição disjunta (tabuleiro de xadrez). E que quanto maior a similaridade morfológica, menor a coexistência entre as espécies na comunidade. Para testar isso vamos usar o índice de coexistência de Checkboard, módulo de sobreposição de tamanho (EcoSim), PCA para verificar a ordenação das espécies no espaço morfológico e mantel para verificar a influência do ambiente no padrão de coexistência das espécies. O estudo foi realizado na Floresta Nacional de Caxiuanã (Flona), em 30 pontos de coleta (igarapés) dentro e no entorno da Flona. Além das amostras biológicas foram coletadas as variáveis físico-químicas dos locais. Até o presente momento foram identificadas 826 espécies ou morfo espécies.

Presidente - 1878084 - LEANDRO JUEN
Interno - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Externo ao Programa - 2127224 - RAPHAEL LIGEIRO BARROSO SANTOS
Notícia cadastrada em: 07/03/2016 17:15