PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMILLE COSTA VEIGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMILLE COSTA VEIGA
DATA: 04/02/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório Paulo do Valle Mendes - UFPA
TÍTULO: “CONTROLE DA REPRODUÇÃO DE RAINHAS VIRGENS E ZANGÕES DA ABELHA SEM FERRÃO Melipona flavolineata (HYMENOPTERA, APIDAE)”
PALAVRAS-CHAVES: REPRODUÇÃO, RAINHAS VIRGENS, ZANGÕES DA ABELHA SEM FERRÃO
PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: As principais técnicas de controle da reprodução de insetos são a cópula em confinamento e a inseminação artificial. Ambas já estão bem estabelecidas, em especial a segunda técnica, para algumas espécies de abelhas (e. g. Apis mellifera e Bombus spp). Nas abelhas sem ferrão (ou meliponíneos), importantes polinizadores das regiões tropicais e subtropicais, a técnica de cópula em confinamento foi realizada com sucesso em apenas duas espécies, e os ensaios preliminares sobre a inseminação artificial se concentraram em somente uma. Embora os resultados de ambas as técnicas tenham sido positivos para o grupo, aparentemente poucos esforços vêm sendo feitos no sentido de se controlar a reprodução dos meliponíneos. Considerando que os estudos de controle da reprodução em abelhas sem ferrão foram realizados de forma pontual e experimental, há pelos menos 40 anos, sem o estabelecimento de um protocolo eficiente, e que essa é uma ferramenta de interesse para a pesquisa, a comercialização e a conservação dos meliponíneos, o objetivo desse trabalho é estudar aspectos da biologia reprodutiva e do controle da reprodução na espécie M. flavolineata. Para tanto, o desenvolvimento da maturidade sexual de machos e da atratividade sexual de rainhas virgens serão avaliados, e as técnicas de cópula em confinamento e inseminação artificial serão testadas na espécie. O estudo da biologia reprodutiva das abelhas sem ferrão e a efetivação dos protocolos de controle da reprodução podem contribuir para o desenvolvimento de diversas linhas de pesquisa e para a consolidação da meliponicultura (criação e manejo de meliponíneos).
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Anita Roberta Stone
Presidente - 1645126 - FELIPE ANDRES LEON CONTRERA
Interno - 245.207.131-53 - HELDER LIMA DE QUEIROZ - MAMIRAUÁ
Externo à Instituição - WALKYMARIO DE PAULO LEMOS
Notícia cadastrada em: 03/02/2014 14:45
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1