PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: HERIBERTO FIGUEIRA DA SILVA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERIBERTO FIGUEIRA DA SILVA FILHO
DATA: 16/12/2015
LOCAL: Sala LM 03 - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UFPA

“FATORES QUE AFETAM A ABUNDÂNCIA DAS ESPÉCIES: COMPOSIÇÃO DA COMUNIDADE DE ANUROS EM FLORESTA DE TERRA FIRME NA AMAZÔNIA ORIENTAL”

Abundância, Amazônia, Anura, Raridade

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Raridade e abundância são conceitos relativos que dependem da escala da pesquisa e da maneira com que a assembleia é delineada. Fatores que causam a raridade podem estar relacionados com o espaço, tamanho do nicho, reprodução, ambiente, uso do hábitat e inércia filogenética. Pode-se definir a posição de um organismo dentro de uma comunidade tendo como parâmetro o padrão de utilização dos recursos, bem como, a interação com outros organismos em relação ao uso desses recursos. Biologia reprodutiva e a composição da dieta dos anuros estão intimamente associadas ao uso do hábitat. As variações em sua dieta estão geralmente relacionadas com caracteres morfológicos, fisiológicos e comportamentais que lhes facilitam localizar, identificar e digerir a presa. Embora pouco consideradas neste contexto, as restrições filogenéticas podem potencialmente influenciar os padrões observados. Nesse contexto, pretendemos determinar qual a influência da amplitude de nicho sobre espécies raras e comuns, e quais variáveis são as mais importantes na distribuição dessas espécies separando a comunidade em espécies raras e abundantes e realizando análises para cada bloco separadamente. Para tanto, as seguintes análises serão realizadas: Análise de Redundância Parcial, entre as densidades das espécies e as variáveis ambientais e espaciais, para se avaliar o efeito dos processos espaciais e de nicho; Análise de trilho para verificar quais as variáveis ambientais responsáveis por determinar espécies raras e comuns; Análise de Regressão Linear Simples para estimar a amplitude de nicho; Escalonamento Multidimensional não paramétrico e Análise de Similaridade ANOSIM para verificar diferenças na composição da dieta em relação às espécies nas diferentes estações; e Análise de Percentual de Similaridade, com o objetivo de determinar quais itens alimentares são responsáveis por causar possíveis diferenças na dieta. Avaliaremos a existência de sinal filogenético nas variáveis morfométricas e na distribuição das espécies usando a análise de regressão por autovetores filogenéticos. O sinal filogenético será avaliado para o conjunto de dados com as Análises de Coordenadas Principais realizadas no programa R usando os pacotes labdsv e vegan.

Externo à Instituição - LEANDRA DE PAULA CARDOSO PINHEIRO
Interno - 2153130 - MARIA APARECIDA LOPES
Presidente - 2413512 - MARIA CRISTINA DOS SANTOS COSTA
Externo ao Programa - 2127224 - RAPHAEL LIGEIRO BARROSO SANTOS